A mulher moderna

E eu li essa frase " se você acha que não tem talento algum, então saiba que tem pelo menos um, que é o mesmo que todas as mulheres do mundo têm- você é uma talentosa dona de casa." E descobri que apesar do sexo que possuo, provavelmente não sou mulher, ou talvez seja de outro planeta. Eu sou uma péssima dona de casa! Odeio ter que limpar a casa, não sei ligar uma máquina de lavar a roupa," é utilizar aquela arma letal que queima e deforma ( ferro de passar), menos ainda. Sei cozinhar uma coisa ou outra e até que gosto muito disso, mas não é o que eu sou. Será que em 2016 ainda serei obrigada a ouvir que sou desleixada ou que meus pais não me educaram direito ? Será que serei obrigada a ouvir que homem nenhum casará comigo porque não sei cuidar do lar ? Será que as pessoas não percebem que os tempos mudaram e as mulheres também ?

Como é que uma escritora consegue escrever uma frase dessa no seu livro e dormir em paz ? Como é que ela pode reduzir uma luta que provem desde a Revolução Francesa a pó? Ela disse ,basicamente ,que se a mulher não tiver nenhum objetivo ou ambição, contente-se em ser dona de casa, afinal, é natural, talvez instintivo , e todas as mulheres nasceram assim. Ela simplesmente disse que a mulher nasceu para cuidar da casa. Que lindo não é? Que frase consciente para ser escrita em um livro cujo o título se refere a modernidade. Que modernidade é essa ? Idade média?!.

Não sou feminista, não sou machista e prefiro não seguir um estereótipo. Acho apenas que o respeito, as oportunidades, a liberdade e a vontade de ser o que quiser, devem ser direito de todos independente do gênero.

Quando é que a sociedade vai perceber que eu posso exercer o mesmo trabalho que o meu colega ? Quando é que a sociedade vai aceitar que eu posso gostar mais de ler, estudar, desenhar e me aprimorar naquilo que eu acredito, ao invés de varrer o chão e lavar a louça ? Eu não sou uma boa dona de casa, mas caminho para ser uma ótima arquiteta, ou pelo menos a melhor que eu posso ser ( e pretendo me esforçar). É errado ? Não ! Meus pais não me criaram com pensamentos do tipo " mulher limpa e homem trabalha". Na minha casa é a lei do equilíbrio. Se a minha mãe pedir, eu cozinho. Se eu pedir, meu pai cozinha. E nem por isso nos tornamos mulheres inferiores ou o meu pai menos homem. Aliás, meu pai lava uma louça que é uma beleza. Umas duas vezes já fez faxina enquanto estávamos viajando, mas confesso que não ficou das melhores, sabe por que ? Porque ele não foi criado pra isso. Ele entrou no casamento sem saber fritar um ovo, mas no decorrer de 25 anos, teve que aprender e foi assim que eu cresci. Foi assim que eles me criaram. Me educaram, ensinaram o significado de respeito, de cidadania, de caráter e compaixão. Fizeram um ótimo trabalho como pais, mas não me ensinaram a ser dona de casa. Isso diminui todo o resto ? Claro que não. Então quando perguntarem, serei categórica ao dizer que, sim, meus pais me educaram muito bem.Não existe um ditador na minha casa. Aqui existe respeito e cumplicidade. Quão bom seria se no mundo a fora fosse assim ? Quão bom seria eu poder seguir minha profissão sem ter que ouvir " hm... Vc não tem medo de rejeição ?! É a profissão muito masculinizada.", porque a minha boca já cansou de formular as mesmas frases " a mão do arquiteto que projeta, pode ser maior do que a minha," é provavelmente mais áspera, mas jamais será mais talentosa. Ninguém é melhor do que ninguém." Quando é que o respeito irá reinar? Muita interrogação pra pouca resposta, infelizmente.

A marca de um sorriso
Enviado por A marca de um sorriso em 09/01/2016
Código do texto: T5505747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.