CIÊNCIA ESPÍRITA.

... A ciência espírita compreende duas partes: uma experimental sobre a manifestação em geral, outra fica sobre as manifestações inteligentes... Página 40

Conclusão.

... Vós que não credes em nada fora do mundo material, sabei, pois, que dessa mesa que gira e provoca sorrisos desdenhosos, saiu toda uma ciência*assim como a solução de problemas que nenhuma filosofia* não ainda podido resolver. Pagina 407

... Que faz a ciência * espírita moderna? Ela reúne um corpo que estava esparso; explica em termos próprios o era senão em linguagem alegórica; elimina o que a superstição e a ganância humana geravam para não deixar senão a realidade e o positivo: eis o seu papel... Está na mesma página.

O termo ciência tem sentido bem abrangente. Neste aspecto a Doutrina Espírita, pode ser também considerada uma ciência; cujos conceitos já estavam muito além da visão da ciência do século XIX, quando do lançamento de O Livro dos Espíritos. A primeira página diz assim; e passa muitas vezes despercebido pelo leitor:

CONTENDO

OS PRINCIÍPIOS DA DOUTRINA ESPIRITA

Sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e as suas relações com os homens, as morais, a vida presente, a vida futura e futuro da humanidade*segundo os ensinamentos dados pelos Espíritos superiores com a ajuda de diversos médiuns.

Compilados e ordenados por

ALLAN KARDEC

Após 155 do lançamento deste livro que completará em 18 de abril deste ano *; quantos acontecimentos marcantes em todos os conhecimentos ocorreram na história da humanidade; bem os próprios conceitos da ciência; a “matéria” acabou sendo denominada energia no conceito da física quântica; com isto valorizamos e entendemos que a Doutrina Espírita, com seus conceitos já se antecipava muito além da ciência contemporânea... No decorrer destes longos anos muitos cientistas de renome acabaram se rendendo e aceitando os avançados conceitos das Leis da Espiritualidade; não como algo “novo”, mas adequada e revivida para que a humanidade pudesse receber a Terceira Revelação, que desta vez não veria através de uma pessoa, como foi à primeira; Jesus e a segunda Moisés ao longo da nossa história, mas sim através de uma falange de entidades de alto nível, e a mediunidade seria o canal intermediário; que fariam o papel de “receptores,” - médiuns. - entre as duas dimensões...

... É evidente que muitos dos nossos prezados leitores (as), podem questionar que aparentemente possam parecer “tímidos” os números de pessoas que já deveriam ter sido “envolvidas” pelos conceitos doutrinários da Terceira Revelação; talvez isto não possa ser visto pela “quantidade”, mas pela qualidade, que livremente passam ter a “maturidade” para livremente aceitar estes novos paradigmas imutáveis! Deus! Alma! Comunicabilidade desta com o mundo corpóreo. Vidas sucessivas e a Pluralidade dos mundos habitados. São os cinco postulados que dá o “suporte” doutrinário em que se alicerçam os conhecimentos da Doutrina Espírita...

Não deixam de serem as leis imutáveis da Espiritualidade, em “confronto’ com a “materialidade”, que estão em permanente conflito ao longo de nossa história; a primeira “liberta”, a segunda “aprisiona” com atitudes repetitivas, em que o egoísmo sempre “fala” mais alto e, como consequências vemos e sentimos que há necessidade de haver as inevitáveis mudanças para o bem da sociedade...

Para quê protelar mais? É preciso repensar valores, conceitos, que refletirão num mundo melhor em todos os aspectos, social, político, refletindo nas religiões que haverão de despertar para o sentido da religiosidade...

A Doutrina Espírita traz subsídios que podem contribuir enormemente para estas transformações que aguardamos até com “ansiedade”, para que estes novos tempos em breve cheguem; enquanto isto não acontece, façamos a nossa parte com a nossa modesta contribuição; pode ser muito pouco aparentemente, porém, somadas a muitas outras poderá a fazer a diferença para que o nosso “hoje” seja melhor amanhã; ou para aqueles que nos sucederem...

Curitiba, 12 de fevereiro de 2.013 - Reflexões do Cotidiano – Saul

*Hoje é 8 de janeiro de 2016

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

*Edição do Instituto de Difusão Espírita 35ª. Edição junho de 1.987 Traduções do grande espírita paulista Salvador Gentile

*Os negritos são nossos.

Ciência, s.f. conhecimento; saber que se adquire pela leitura e pela meditação; conjunto de conhecimentos coordenados relativamente a determinados objetivos.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 08/01/2016
Código do texto: T5504564
Classificação de conteúdo: seguro