A MATERIALIDADE * ACIMA DA ESPIRITUALIDADE...

Os meios de comunicações se constituem em instrumentos de despertamento, comparações; de analises de condutas de povos, perante os demais, com interferências negativas ou positivas...

A televisão, com suas imagens vivas, têm lugar de destaque ao analisar fatos da história recente ou mais antiga.

Ontem na TV Educativa, sintonizamos, quase no final, sobre a “colonização”, da Bélgica, no Congo, sofrido país do continente africano, que, sofreu durante décadas, à interferência maléfica a sua cultura; obrigando-os praticamente a um trabalho escravo; na plantação e extração da borracha...

Hoje, segundo o documentário, boa parte da mão de obra é direcionada a extração de um minério que é usado na fabricação de chips para telefones celulares.

Os desatinos deste país “civilizado” da Europa tiveram custos de difíceis ressarcimentos; os resultados pasmem! Foram os sacrifícios de mais de l0 milhões de vidas; - além disso, muitos com mutilações irreversíveis; por não cumprirem cotas impostas aos seus trabalhos forçados. - que ultrapassaram em 40% as vitimas do Holocausto da Segunda Guerra Mundial...

Não estavam lá para ajudarem, mas sim movidos por um exacerbado egoísmo; para usufruírem de vantagens financeiras, com destaque a borracha; matéria prima que dava fortes indícios de sua constante valorização.

O século XIX, até o início do próximo, quando começou a Primeira Guerra Mundial, - 1914- aquele continente foi palco da “visita” vários países, foram décadas de explorações; esquecidos que perante a Lei Maior, independente da cor de nossa pele, somos todos irmãos, oriundos do mesmo Deus; em que há uma Lei de Ação e Reação: Se ELE é Amor é também de Justiça; ninguém passa imunes as Suas Leis: Os exploradores de ontem, pela sua semeadura invigilante do passado; poderão passar por situações análogas, sentirem uma situação semelhante; ao que infligiram aos outros...

Entretanto, se Deus é Justiça, é também de extremo Amor!

Não há uma forma única de “pagamento”; há o caminho do altruísmo, do bem sem limites; que poderá se constituir de meios alternativos dos ressarcimentos: Da dor ou do amor...

Ainda hoje aquele país, não conseguiu uma era de paz e equilíbrio social; há 18 mil soldados da ONU, para ajudarem o seu povo a superarem seus dramas do passado com as constantes guerras civis, em que finalmente haverão de compreender que: A violência gera mais violência...

Quantos males seriam evitados se no relacionamento dos povos à Espiritualidade suplantasse a materialidade; comprovando que pelos fatos evidenciados o egoísmo e o orgulho, se constituem no maior entrave para que a humanidade já tivesse superado o estágio de “mundo de provas e expiações”; para efetivamente entrarmos num mundo “regeneração”; situação que será finalmente alcançada.

A Paz suplantando as guerras; que equivale dizer: um mundo sem a violência; a economia globalizada, visando facilitar a vida e o bem estar dos povos; a compreensão, que o acúmulo, - a qualquer custo dos bens materiais, se constitui efetivamente num engodo, pois nada nos pertence; somos meros usufrutuários dos bens que o Criador nos doou provisoriamente; e ao retornamos à nossa Pátria de origem nada levamos; somente o bem que realizamos, marcaram a nossa passagem e os conhecimentos efetivos que angariamos; que servirão para iluminar o retorno de nossos caminhos; com a consciência tranquila que em parte cumprimos com as tarefas que nos foram delegadas...

*Leopoldo II Biog. Rei da Bélgica (1865-1909), filho de Leopoldo I, a quem sucedeu. Preservou a neutralidade belga durante a guerra-prussiana e procurou fortalecer a defesa do país. Organizou (1876) a Associação Internacional e Civilização da África e financiou uma expedição de Estanley ao Congo. Em 1885 tornou-se soberano do Estado Livre do Congo, que cedeu a Bélgica em 1908. Enciclopédia Globo.

O Rei Leopoldo II sucedeu ao seu pai em 1865. É interessante o nome dado aos países que se lançaram ao domínio econômico ao continente africano: 1876 Associação Internacional e Civilização da África”; nos dando a nítida impressão que iriam à África a fim de fazerem um trabalho benemérito; sem objetivos de exploração e lucro...

Quem tiver tempo e interesse; consultar Google: “Para não esquecer o Rei Leopoldo”.

Curitiba, 05 de novembro 2010-Reflexões do Cotidiano- Saul Hoje é 7 de janeiro de 2016 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 07/01/2016
Código do texto: T5503770
Classificação de conteúdo: seguro