O VALOR DOS ANÔNIMOS...

Nossas breves Reflexões do Cotidiano de hoje, vão discorrer algumas palavras sobre a grande maioria das pessoas, que passam suas vidas anonimamente, mas nem por isto tem menos importância com aqueles que têm seus nomes permanentemente, ou por certo período enfocado pela mídia. Quase a sua totalidade são cidadãos honestos, trabalhadores, solidários, exercendo as mais diferentes profissões; suas vidas sempre transcorreram no anonimato, mas com certeza, cultivaram dentro de si, sonhos de realizações, onde certamente a família teve suas prioridades.

É interessante como se comporta a mídia, os que atuam na área da política, e nos setores dos esportes, recebem permanentes citações, - é evidente que têm sua importância, - entretanto os cientistas, os pesquisadores não recebem o mesmo tratamento; alguns de nossos prezados leitores teriam conhecimento que neste site, colabora um eminente cientista, com diplomas internacionais, pela sua incansável pesquisa do elemento magnésio? Que na década de 70 criou a única indústria da América Latina, que extrai o este elemento do mar, suprindo o mercado interno de nosso país, - Magnésio Industrial e Farmacêutico. – e é exportado para outros países? – Prof. Dr.Reinaldo Spitzner -.

Fundador e Professor Emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC, - ele, continua sendo uma alma de extrema humildade, aos 92 anos continua trabalhando, preferindo continuar no anonimato, para grande maioria das pessoas...

Retornando ao início de nossas Reflexões, há momentos em que anônimos fazem diferença, que seriam os grandes espetáculos sem eles? Numa decisão esportiva, numa passeata, fazendo algum tipo de reivindicação?

Citamos mais um exemplo de uma personalidade, que apesar de seu imenso valor na área educacional não teve seu devido reconhecimento entre-nos, - nos não tivemos nenhuma notícia a respeito. – nos referimos ao desenlace do Professor Octavio Melquiades Ulisséia, ocorrido no dia 11 de junho p.p.; não temos o hábito de lermos jornal diariamente, mas neste dia 12 sexta feira, estava num supermercado, quando por um impulso compramos um jornal, à noite demos uma rápida lida nas notícias enfocadas, encerramos lendo a seção de falecimentos, - como dizia o saudoso amigo Napoleão Araújo, normalmente após certa idade, lemos a “Chamada do Alem”, para ver se não consta o nome de alguma pessoa conhecida, foi o que aconteceu conosco ao depararmos com o nome de nosso amigo há várias décadas; há um trabalho nosso prestando a ele e sua esposa Neida, (Homenagem ao Casal Ulisséia, em 07/5/08) faleceu o dileto amigo aos 78 anos, foi Professor do Colégio Militar, porém, com certeza o destaque maior de sua vida foi à fundação das Faculdades Espíritas, numa demonstração inequívoca que os grandes vultos, na maioria das vezes passam com seus valores esquecidos, pela grande maioria.

Quanto a nos também permanecemos no time dos anônimos; e quando houver a “Chamada do Além”, que será acrescentado a nosso respeito? Empresário, Representante Comercial, Vendedor, (o termo é bem abrangente e merece uma Reflexão em momento oportuno.), já que não pode ser colocado “Poeira da Estrelas...”.

Ficamos por aqui em nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, agradecendo aos nossos prezados leitores, a paciência de lerem estas Reflexões.

Curitiba, 17 de junho de 2009, Saul, Reflexões do Cotidiano. Hoje é 5 de janeiro de 2016 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/01/2016
Código do texto: T5500945
Classificação de conteúdo: seguro