Conceitos  junguiano de Complexos
 
Gostei muito destas reflexões e compartilho com os leitores. Aprecio ler todos livros que falam da Psicologia Analítica de Carl G Jung e creio que muitos leitores apreciam também, pois é muito estudada em todas as religiões e universidades.
Segundo Carl Jung:
1. Um complexo, é um grupo de ideias, sentimentos e forma de reação psicológica. Que as pessoas formam ao longo da vida
2. È uma força psíquica, estabelecida no Inconsciente
3. É carregado de emoções, frequentemente dolorosas e desagradáveis
4. Vão se formando gradativamente e muitas vezes começam na infância
5. Podem se estruturar rapidamente a partir de uma experiência traumática
6. Eles ficam total, ou parcialmente reprimidos no inconsciente. Suas reações é que se revelam
7. Formam mecanismo de defesa para conviver com coisas indesejáveis desta vida. Como por exemplo complexo de superioridade, para superar o de inferioridade.
8. Os Complexos podem exercer influência sobre o consciente e chegam a dominar a mente das pessoas. Bloqueiam a razão das pessoas. Jung dizia: “você não é um complexo, ele é que tem você.”
9. Entre muitos complexos conhecidos estão o de inferioridade, o complexo de mãe- apego exagerado- Édipo, Electra, complexo de rejeição, de culpa, de gordura, de feiura..
10. Os complexos podem comportar, nos sonhos, como Personagens ou Personalidades Distintas. Como se fossem muitos Eus dentro de cada um de nós. E todos querem se fazer “ouvir” ou participar da vida consciente. A Fera, a Bruxa, a Criancinha, a Madame Kri Kri, são algumas personalidades. A Loba Faminta aparecer quando uma pessoa come em excesso. O complexo de Monalisa é quando a pessoa fica muito parada, só observa a vida.
11. Parece que o Inconsciente não suporta espaços vazios. E se isto é verdade, o complexo pode ser dominante e ocupar muito espaço. Quando isto acontece a pessoa sofre, e muito, e vive numa tortura mental. O desgaste energético é intenso.
 
     Vários fatores físicos atuam no corpo atacando o reservatório de Energia. No campo físico, o médico clinico se preocupa com os vírus, bactérias, germes, bacilos, tumores, irradiações e outros elementos que podem roubar nossa energia.
     No campo psíquico, mental, também nos preocupamos com os “ladrões de energia” que frequentemente aparecem nos sonhos das pessoas.
     A preocupação, a ansiedade- pressa ou expectativa- o medo, a raiva, o desejo de vingança-dar o troco- e os complexos são alguns de nossos “ladrões de energia”.
     Jung dizia que tudo que reprimimos-dissocia do Ego- pode virar “vampiro” em nossas mentes e sugar nossa energia. O amor, a raiva, uma comunicação ou talento quando reprimidos, ficam circulando em trono de nosso Ego, querendo participar de nossa vida e roubam nossas energias. É muito importante refletirmos para poder superar e mudar o que for preciso, buscar a realização pessoal.
 Livro A magia dos sohos
Adilson Rodrigues. F.R.C
Biblioteca E EDITORA ROSACRUZ
.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 05/01/2016
Código do texto: T5500877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.