A Bananeira

Passo a maior parte do tempo sozinho. Vivo com minha família que é formada por quatro pessoas. Dois são avós e um é o pai. O filho sou eu. As vezes sinto certa frustração por estar a maior parte do tempo só, sem ter alguém da minha idade para conversar ou rir, fazer coisas que jovens normais fazem. E uma doença cuja cirurgia está marcada para alguns meses me impede de trabalhar, estudar e fazer coisas que tornariam possível conhecer outras pessoas.

Tenho poucos amigos, talvez uns três. Mas raramente os vejo. Passo a maior parte do tempo lendo, assistindo um filme, pensando ou escutando música. Não saio de casa há tempos. Já que não tenho outro passatempo, contarei sobre uma bananeira.

Moro num sítio. Aconteceram algumas queimadas aqui perto e o fogo acabou queimando umas bananeiras. Isso aconteceu há uns três meses e desde aquele tempo, fiquei pensando sobre essa persistente fruteira. Ela parecia completamente destruída. Dias depois vieram as chuvas, aos poucos ela foi reassumindo sua forma. E olha que eu pensava que nunca mais viveria. E agora está verde de novo, cheia de vitalidade!

E se na verdade formos como essa bananeira? Na vida acontece todo o tipo de coisa que oscila entre boa e má. As vezes somos torturados pelo tempo, ou abençoados por ele. Maus presságios cruzam nosso caminho e nos vemos desiludidos pelo que pensávamos ser bom e não era. Caímos em profundos abismos, maldizemos tudo, nos rebelamos contra o mundo, contra Deus, contra nós mesmos. Nos vemos como meros cegos tentando recuperar a visão.

Aparentemente fomos derrubados, estamos sendo destruídos aos poucos, esse é o fogo do sofrimento. As tempestades podem nos abalar. Porém as mazelas da vida nunca serão maiores e mais fortes do que ela.

Aparentemente morremos, só para nos renovar. Nos deixamos ferir só para cicatrizar e voltarmos mais fortes. Foi nisso que essa persistente bananeira me fez pensar. Não existe verdadeira maldade. Podemos ser temporariamente rodeados pela escuridão, mas ela nunca abaterá completamente nosso ser.

Uma árvore forte só é assim pois cresceu sendo abalada por todo tipo de ventos e tempestades. Ela pode até ter sido queimada pelo fogo, mas a terra pode fazê-la recuperar sua forma.

Pense nisso quando achar que tudo está desmoronando.