De Suassuna à banda Calypso

Costumeiramente deixo aqui um texto no terceiro dia do mês para meus (ainda) 18, 20 leitores. Mas o que escrever no terceiro dia do ano novo? Não dá!

O estômago ainda está se recompondo dos excessos; a cabeça não está organizada para nada de tanto ouvir Feliz Ano Novo sem saber se quem os desejou tinha realmente intenção dessa benevolência e sem esquecer que os ouvidos ainda estão zunindo em razão dos foguetes.

E por falta inspiração, tentei descobrir o que seria o principal assunto de um jornal diário e de circulação nacional (ainda tem?) para o 1° dia do ano.

Afinal, jornal tem que circular, não interessa o dia. Circula até no Dia de Finados (e mortos não leem).

E descobri que o jornal daria destaque (com chamada de capa e foto super sugestiva) a um assunto de interesse de todos os brasileiros. Matéria simples, mas de bom gosto literário e fácil entendimento. Inclusive para a classe A.

Esse ‘inclusive para a classe A’ deve ter atiçado a curiosidade de alguns analistas de mercado, já que é essa classe que mais lê. Onde estaria o X da questão?

Então nada de ‘impitiman’, delação premiada, dólar subindo, Bolsa caindo, políticos corruptos, inflação?

E no dia seguinte (1°) consegui ver algumas páginas desse jornal pela internet.

O destaque era sobre a nova banda XCalypso.

Era esse o X da questão.

“Banda se apresentará pela primeira vez ao vivo” - era a manchete.

Que Chimbinha havia encontrado uma excelente cantora para substituir Joelma e blá blá blá.

Aliás, o tratamento ‘excelente’ era para os três acima citados.

Então lembrei uma citação de Ariano Suassuna anos atrás: “Se Chimbinha é excelente, o que dizer de Mozart?" - E vou parafraseá-lo: Se Joelma é excelente, o que dizer de Elis Regina?

Os leitores desse jornal (independente da classe social) devem ter tido um 1° de ano agradável. Pelo menos quem sabia e lembrou de Suassuna. Esse sim, excelente!