Casar-se consigo mesma

Um dia desses estava pensando: estou a poucos dias de completar 29 anos de idade, moro só, em uma cidade distante da minha família e estou solteira (sozinha mesmo). Para algumas mulheres (na realidade, para sua maioria), estar nesta fase da vida, sem ter casado e sem ter expectativa para tal fato, é quase (ou completamente) desesperador.

Vejo amigas próximas reclamando que vão ficar "para titia" (que expressão de mau gosto, eu diria), achando que são mulheres não desejadas, porque não tem uma aliança de compromisso no dedo; que se acham "menos mulher" porque ainda não tiveram filhos; que se deprimem porque ainda não encontraram a ''metade da sua laranja''. E desde quando somos laranjas e de uma banda só? Enfim...

Isso me entristece! Desde quando para eu me sentir uma mulher realizada, preciso estar casada? Você irá responder: desde sempre! Com nossas avós foi assim, com nossas mães também. Alguém já as perguntaram se realmente são ou foram realizadas por terem o status de "eu sou casada"?

Bom, vamos voltar a minha 'situação'. Sou uma mulher de 28 anos, solteira, bem resolvida, que batalha diariamente por crescimento pessoal e profissional. Sou feliz da forma que estou e como vivo, pois estou vivendo uma das experiências mais incríveis que alguém pode viver: um casamento; o casamento comigo mesma!

Viver só, é um casamento com você mesma. Você tem que dar conta de tudo: da casa, do trabalho, de você mesma. Você se atura, se conflita, se alegra, se irrita, se sente forte, se sente fraca, tem somente seu próprio ombro pra chorar. Você se desespera e ao mesmo tempo se recupera. Você é seu próprio refúgio, você é seu

próprio consolo, sua própria alegria, sua própria dor. Você se torna o seu amor, antes de ser o amor dos outros e antes de amar ao outro.

É realmente algo engrandecedor, inquietante, intrigante, desafiador, doloroso e prazeroso. Você tem que achar o equilíbrio entre a razão e a emoção. Você se torna a sua melhor amiga. Você descobre o que realmente quer, aonde quer chegar, por onde ir, para quem ir, quem amar, no que investir. É algo que rasga a pele, que modifica nossas entranhas por completo. É uma prosa viva! Você se preenche de sua própria essência, sem interferências! Por mais que as lágrimas façam parte desse processo, os sorrisos de enxergar uma nova forma de viver se sobressaem.

Por isso chego a seguinte conclusão: para casar-se com alguém, com o seu amor, é necessário passar por esta experiência de casar-se consigo primeiro.

Permita se conhecer, adentrar em suas fraquezas, descobrir suas riquezas.. não há nada mais lindo no ser humano do que conhecer a fundo a sua própria alma, sentir o que o seu espírito grita, clama.. somente assim seremos realmente felizes no casamento com uma outra pessoa. Antes de sermos dois, somos um (por inteiro). Por isso, antes de se sentir uma mulher 'não realizada': conheça-se. Busque-se. Descubra-se. Deslumbre-se consigo mesma. Ame-se. Case-se consigo mesma!

Crônica escrita em 07 de abril de 2014

OBS.: Eu ainda não estava casada. Após 9 meses, me casei com meu marido (que tanto amo!), e está sendo maravilhoso desde então, pois antes já havia casado comigo mesma. :)

Karla Barros
Enviado por Karla Barros em 04/01/2016
Código do texto: T5500281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.