Respostas

Depois de ter brincado de soltar pipa durante boa parte da tarde, José entra em casa suado...

-Nossa! Como você está suado. O sol está bem quente lá fora, não é?

-O que é o sol?

-Sol é aquela “bola” amarela que todo dia aparece no céu.

-Até quando chove?

-Bom, tem vezes que ele surge no céu mesmo com a chuva.

-Ah! Engraçado isso: aparece com chuva... E com frio ele também aparece não é mesmo?

-Sim com o frio ele também aparece.

-E de noite??? Porque ele não aparece de noite?

-Porque à noite quem aparece é a lua.

-Eu já vi a lua no céu durante o dia, se a lua pode aparecer de dia, porque o sol não pode aparecer de noite???Não entendo isso.

-Porque quando ele aparece deixa de ser dia... A lua aparece durante o dia porque ela reflete a luz do sol, a lua não tem luz própria...

-Porque chove? De onde vem tanta água?

-José, pare de se comportar feito criança, vá lá ao computador e faça uma pesquisa sobre as coisas que você quer saber. Poxa! Não sei por que essa mania de querer ficar fazendo tantas perguntas!

José ri e responde:

-Quis me comportar feito criança para ver como seria a reação das pessoas e (Juro) tentei pensar como uma criança pensaria para ver se ao enveredar no mundo delas eu encontraria outra vez a alegria e a pureza que perdi em algum lugar do caminho enquanto eu crescia e me tornava um adulto.

-E ai? Encontrou resposta?

-Não depois que a gente cresce a gente perde tudo, é um caminho sem volta.