DUAS NOVAS VIDAS... *

Hoje, com o crescimento populacional de nossa cidade, como é natural, levou a maioria dos habitantes dos centros urbanos a morarem em apartamentos; temos porem, o privilégio de morarmos numa casa, com amplo quintal, o terreno tem algumas árvores frutíferas; algumas variedades de pássaros fazem parte deste hábitat natural e o refúgio para fazerem seus ninhos; quase sempre o constrói num ponto mais elevado das árvores, o que dificulta nossa curiosidade de observação.

Renovamos as vasilhas com a água e contribuímos com algumas frutas para ajudá-los em sua alimentação.

Dias atrás, um casal de sabiás, fez seu ninho num entroncamento do pé de amoreira, com um pouco mais de um metro de altura, isto permitiu, que furtivamente observássemos a sequência e os cuidados dos pais, em permanente revezamento, para que os dois ovos se mantivessem aquecidos, a fim de complementarem o ciclo, para que enfim viessem ao mundo; até ficamos preocupados em virtude dos excessivos dias de chuva que antecederam o seu nascimento, mas, finalmente no dia três, sábado, os dois saíram dos ovos para iniciarem uma nova etapa de suas vidas; nestes dias estão extremamente frágeis; não “pedem” ainda o alimento, me parece que tem uma pequena reserva de nutrientes, que lhes proporciona condições de somente terem a necessidade do calor de seus pais.

Parece algo tão comum, porem, é um ciclo em que a vida, se manifesta na sua expressão mais simples, mas na realidade denota atitudes extremamente inteligentes; a feitura do ninho, os revezamentos para aquecer os ovos, e após alguns dias alimenta-los quando finalmente terão forças para voarem com suas próprias asas...

Que exemplo maravilhoso de amor, união, abnegação, dedicação para que o ciclo da vida tenha sua continuação; talvez, muitos seres humanos, possam aprender com o exemplo dos pássaros; alguns vivem descompromissados com suas responsabilidades, da condição de pai e mãe; quantos até abandonam seus filhos, alegando os mais diferentes motivos, isto jamais poderá ser justificado; a falta de amor, abnegação, renúncia pessoal afim salvaguardar os mais importantes elos que são os laços de família, pois as crianças assim como os pássaros recém-nascidos exigem afeto, proteção, dedicação, cuidados sem limites, para que finalmente a vida a tudo se sobreponha, alcançando um estágio com mais segurança, possam caminhar por si só; assim como os pequenos pássaros voam, embora titubeantes com suas próprias asas, onde o papel de mãe e de pai foi primordial para que isto pudesse acontecer...

Que mundo melhor teríamos, se os humanos pudessem se espelhar nestes comportamentos e abnegações sem limites, para que a vida se desenvolva de forma natural, sem barreiras, sem entraves, siga livre e solta num ciclo de perene renovação vencendo qualquer tipo de dificuldades, pois quando há o amor incondicional tudo é superado...

*Sabiá-Poca (Turaes Amaurochalinus)

*1677 espécies de aves catalogadas no Brasil, correspondem a 17% descrita em todo o Planeta 9700 espécies. * Google

Curitiba, 4 de outubro de 2009 Reflexões do Cotidiano- Saul Hoje é 3 de janeiro de 2016.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 03/01/2016
Reeditado em 03/01/2016
Código do texto: T5499228
Classificação de conteúdo: seguro