NA BAHIA DE TODOS OS SANTOS.
 
Saimos de Curitiba dia 5 de dezembro as 7.30h da manhã com destino a Serra Grande, distrito de Uruçuca, na Bahia. No percurso, cruzamos rodovias do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Observamos que nos quatro primeiros estados, ainda há muito verde à margem das estradas. Planaltos e serras com boa cobertura vegetal, paisagem muito bonita. Ao adentrarmos no estado da Bahia, dói no coração a enormidade do desmatamento, pouquíssimas árvores, paisagem seca e desoladora no relevo, muito lixo às margens da rodovia, isto trajeto  até Ilhéus, onde existe uma razoável cobertura vegetal e de Ilhéus até Serra Grande. As rodovias cruzadas por nós, estão bem conservadas, com exceção de alguns pequenos trechos. A maioria é pedagiada. Serra Grande tem um parque adotado por um grupo de ambientalistas, que  está lutando pela sua preservação. O parque corre o risco de ser desapropriado para fins de exploração de minérios. Há também praias belíssimas, como a do Pé da Serra, com águas límpidas e azuis. Serra Grande fica próxima de Itacaré, um dos pontos turísticos da Bahia. Muitas praias bonitas, mas a principal é  a das Conchas, sem ondas bravas,  água limpa e azul. Ficamos  vinte e dois  dias na residência provisória de meu filho, minha nora e a netinha de um mês e dias. Sem sinal da TIM, sem TV, sem internet, sem rádio, ficamos isolados do mundo. A casa fica quase na zona rural. Mas  para mim,   foram dias de intensa felicidade. Gosto de lugares assim onde a paz, o canto dos pássaros e a convivência com nossos amados, fazem bem  demais. Minha nora e meu filho adotam alimentação vegana e nossa ceia de natal foi  com pratos veganos e apenas um pernil assado para quem não é vegano. Meu marido passeou bastante, eu preferi ficar mais em casa amando a netinha e sendo acarinhada pela nora.Na volta, saímos de Serra Grande dia vinte e cinco, e chegamos em Curitiba, dia 27. Viagem tranquila, sem nenhum fato que a perturbasse. Já estou planejando voltar em agosto para fugir do frio curitibano e rever meus amados.