MANTENDO AS ESPERANÇAS...

MANTENDO AS ESPERANÇAS...

Os sistemas políticos, a priori, estão permanentemente se aprimorando; pelo revezamento do poder, vai se aperfeiçoando a democracia*: “demo+kratos.”; é o regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos. (povo)

Três sistemas se destacam na governabilidade dos países: Monarquia é uma das mais antigas modalidades; ainda em vigor em 32 países*; Republicano, com destaque ao mandatário maior o Presidente, eleito pelo voto popular; em alguns países o parlamentarismo, cuja figura de destaque é o primeiro ministro, normalmente eleito pelo consenso do parlamento.

A princípio não se pode tomar partido; enaltecendo as qualidades de uns em detrimentos de outros; acreditamos se houver honestidade, visando o bem estar público, qualquer uma das modalidades, irá desempenhar bem o seu trabalho.

O nosso sistema é “jovem”, completará 12l neste ano, *(15 de novembro.) de sua implantação; começou de forma arbitrária, depondo um Imperador, que durante quase cinco décadas governou o país, com elevado senso de justiça, extremamente conciliador; num excepcional trabalho procurou manter a integridade e a unidade do território nacional e o aprimoramento das Leis, para o bem estar do povo.

Em função disto, era bem provável que na época aceitasse um plebiscito popular: prosseguir ou não com o sistema monárquico ou implantação do sistema republicano...

O povo não foi consultado; e lhe foi imposto esta nova modalidade de governo, que apesar de inúmeras crises, certamente tende a aprimora-se; estamos vivendo em clima de véspera de eleições majoritárias, no próximo dia 3 de outubro. *

As campanhas estão acirradas, com acusações recíprocas, que não elevam os níveis de propostas de governabilidade; apenas colocam num patamar de pouca contribuidade; é preciso menos polarização e partir para mais propostas para o aprimoramento do próprio regime em si.

A honestidade deve ser uma prática comum aos políticos; os interesses pessoais e partidários, jamais devem suplantar o coletivo; o desejo de ser político, não é para “resolver o meu problema”; muito pelo contrário, trabalhar pelo coletivo; os partidos e os políticos primarão pela ética, pela decência, aprimorando as Leis, que não venham em seus interesses pessoais; mas visando uma sociedade mais justa e solidária...

Diariamente recebemos e-mails, - com tristeza. - que não constroem, denigrem e não dão as pessoas enfocadas direitos de defesa; não aperfeiçoam o regime, pelo contrário, nos colocam num patamar como se estivéssemos em pleno caos; como uma nave sem rumo...

Temos que ter “olhos para ver”; o Brasil é incomensurável grande e de dimensões continentais, agraciado pelo Supremo Criador, por riquezas de incontestes valores; - a agricultura a cada ano vai batendo novos recordes de produções; o Pré-Sal; com certeza plena de nos tornarmos um dos maiores produtores de petróleo; se igualando aos que hoje estão nos primeiros patamares de produção.

Mais de 99 % de sua população é honesta, é trabalhadora e cumpridora de seus deveres e confia plenamente em dias melhores; apesar de alguns se expressarem aparentemente apontando somente erros e parecem perderem as esperanças em dias melhores; mesmo que haja alguns desatinos de alguns governantes; o Brasil jamais perderá o destino que veio predestinado; Forças do lado de Lá; atuam aqui; apesar tudo e da voz dos mais céticos que “espalham crises”; Ele, - o país. - encontrará o seu rumo certo, antevisto no memorável livro: “Brasil Coração do Mundo, e a Pátria do Evangelho”; * cujo Timoneiro Maior é Jesus; que continua nos apontando o caminho do Bem e da Fraternidade...

*Alguns dados compilados do Google.

*Conhecida obra de Humberto de Campos, psicografado por Francisco Cândido Xavier, editado pela Federação Espírita Brasileira, com sua primeira edição em 1938.

Curitiba, 10 de setembro de 2010- Reflexões do Cotidiano-Saul Hoje é 2 de janeiro de 2016

http://mensagensdiversificadas.zip.net

.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 02/01/2016
Código do texto: T5497927
Classificação de conteúdo: seguro