EU E A QUIMIOTERAPIA

EU E A QUIMIOTERAPIA - Por Olavo Nascimento – (29/03/2014)

(UMA MENSAGEM DE OTIMISMO E FÉ)

Um atributo ao Dr. Marcelo Campelo

---------------------------------------

No primeiro momento eu levei um susto. Aliás, foi o terceiro susto que eu levei após ter sido diagnosticado com o meu problema.

Quando eu comecei a sentir certos sintomas no segundo semestre de 2011, nunca imaginei que as dores abdominais que me incomodavam, se relacionavam com um tumor maligno no intestino, como indicaram exames computadorizados e uma colonoscopia.

Com relação ao horrível diagnóstico, eu já o suspeitava em vista dos cuidados de parentes em conversas particulares com os médicos. Tanto é que não me surpreendi quando o Dr. Mauro me perguntou se ainda não tinha caído a minha ficha. A FICHA JÁ TINHA CAÍDO HÁ MUITO TEMPO.

Apesar da preocupação e da ansiedade, o maior susto foi quando Dr. Mauro, o cirurgião, recomendou O TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO para o meu caso, provavelmente por ter sido retirada, também, parte da minha bexiga que foi invadida pelo tumor. FIQUEI COMPLETAMENTE SEM CHÃO. Mas vejam como são as coisas e como as vezes a gente faz uma tempestade em copo d'água causada por ignorância, temor e depressão.

Após sofrer essa cirurgia muito complicada no dia 12 de abril de 2012 e que me obrigou a uma internação de 12 dias, incluindo 5 dias na UTI, eu voltei para casa com diversas recomendações médicas.

Fui submetido a outra pequena cirurgia quase dois meses depois, para a colocação de um cateter no peito, a pedido do meu médico oncologista Dr. Marcelo Campelo. Em vista disso, após programação determinada pelo médico, eu comecei a aplicação de quimioterapia, introduzida através deste cateter, e que duraram seis horas. Esta medicação continuava em casa durante dois dias através de uma bolsa, que possuía uma bomba injetando na minha veia, 2 ml do remédio de 2 em 2 horas. Tratava-se de um tratamento muito lento, mas bem eficiente e necessário, segundo o médico.

Essas aplicações de quimioterapia foram realizadas de 15 em 15 dias, que perfizeram um total de 12 seções no período de seis meses. Durante o tratamento tive que tomar certos cuidados com a minha imunidade que poderia baixar. Até abrir geladeira e beber algo gelado eu tive que evitar. Não poderia estar perto de aglomerações e de locais não bem asseados.

Tudo isso poderia deixar muitas pessoas descrentes e pessimistas. Mas não foi o meu caso. Logo depois da primeira aplicação na clínica, eu senti o clima de otimismo e solidariedade entre outros pacientes e fui na onda. Levei toda essa situação numa boa e com muita fé. Escutei também palavras amigas de pessoas importantes, identifiquei o alto grau de profissionalismo do médico e enfermeiros da clínica, bom astral das outras pessoas com o mesmo problema e fiquei cada vez mais animado com a minha recuperação.

Hoje, após quase dois anos da minha cirurgia e um ano após o término da quimioterapia, sinto-me renascido para a vida. Voltei a trabalhar no meu ritmo e dirigir o meu caminho com alegria e nas graças do Nosso Pai Maior. Sei que ainda preciso tomar certos cuidados recomendados pelo Dr. Marcelo, como exames preventivos, consultas e limpeza do cateter uma vez por mês. Mas isso é o de menos pra quem confia na capacidade profissional de pessoas que tratam da sua saúde.

O que eu penso de tudo isso é que nunca devemos pensar no pior numa situação crítica, mas encher os nossos corações de esperanças e as nossas mentes com sonhos realizáveis, mesmo que nos pareçam impossíveis.

Pensem nisso e não desistam nunca. A vida só tem valor quando conquistamos algo com muita luta, esforço e determinação.

MUITO OBRIGADO A TODOS DA CLÍNICA BAMBINA PELO TRATAMENTO QUE RECEBI E CONTINUO RECEBENDO DE VOCÊS.

MAS ANTES DO MEU GRANDE ABRAÇO QUE DEIXO AQUI, AINDA AFIRMO: "OS MEUS CABELOS NUNCA CAÍRAM COM O TRATAMENTO E NÃO AUMENTARAM A MINHA CALVÍCIE".

OLAVO NASCIMENTO - 29/03/2014 - IDADE: 72 ANOS.

===========================================

PS EM 01/01/2016 - JÁ SE PASSARAM QUASE DOIS ANOS APÓS ESSE TEXTO E AINDA CONTINUO VIVO E COM ESPERANÇAS NA CURA TOTAL QUE SÓ SERÁ CONCRETIZADA APÓS CINCO ANOS DA CIRURGIA (ABRIL/2017). A FÉ É A MESMA E O TRABALHO CONTINUA COM MINHAS INSPIRAÇÕES DE TODO O SEMPRE.

MORAL DA MINHA HISTÓRIA: NÃO ENTREGAR OS PONTOS, SEGUIR O TRATAMENTO MÉDICO, DESVIAR A MENTE DOS PROBLEMAS DE SAÚDE E LUTAR POR OBJETIVOS É FUNDAMENTAL PARA A SOBREVIVÊNCIA.

---------------------------------------------------------

AGRADEÇO A VISITA E COMENTÁRIOS.

Abraços, saúde e um grandioso 2016 para vocês.

BLOG DO POETA OLAVO NASCIMENTO

---------------------------------------------------------

POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 01/01/2016
Código do texto: T5497277
Classificação de conteúdo: seguro