LER E ESCREVER.AMIZADE.

Amizade, bem precioso e tão desvalorizado. Como é péssimo sempre destacar os valores pouco prestigiados, mas a verdade e a realidade devem ser apontadas. Não é bandeira de negatividade, é pontuação do que vemos e vivemos. Mas surgem amizades inesperadas. No recanto poucas, mas creio que sinceras. Você é um deles Bernard, com suas generosas cartas ao amigo.

Ontem escrevi algumas linhas antes de me ausentar para alguns banhos de mar com as netas e a família, como faço sempre em janeiro. Alguns dias. E falei desse livro que você aponta, livro muito importante para mim, como a razão pelo qual nasceu, motivado por Giovanna e seu luminoso nascimento. Nasceu com minha maravilhosa neta, e por causa dela. Uma luz incrível nessa geração da tecla F5. Uma tecla com muito sentimento que desabrocha cedo e cativa gigantescamente.

E escrevi o que transcrevo, que seria uma crônica de hoje acrescida agora pela sua benevolência permanente, egressa de sua crônica última

"CARTA AO AMIGO (5)", onde refere o livro "A INTELIGÊNCIA DE CRISTO", ficando imensamente agradecido por sua amizade.

LER E ESCREVER.

Acaba o ano com minha neta Giovanna e suas afirmações propositivas na sua tenra idade, surpreendentes para um “cascudo” como eu. Não é orgulho ou vaidade por uma sucessão tão abençoada, não aumento nada, vivo nos limites do que alcanço, banhado pela compreensão da realidade. Minha Giovanna, um espírito velho, como diz sua mãe e não canso de repetir. Ela pergunta pouco, partilha mais o que pensa e sente do que indaga, e comove, parece que sabe tudo do alto de sua instigante sensibilidade, e gosta de ouvir histórias, histórias de vida.

Senta ao meu lado enquanto escrevo e diz: Vovô, você é a pessoa que mais escreve textos, se não está lendo ou na rua está escrevendo. Não é assim Giovanna, escrevo muito, mas não tanto como você acha. Muitos escrevem muito mais do que eu,muitíssimo mais,os escritores que vivem de escrever. Minha produção é profissional, mesmo em livros. E tive que explicar a ela como agora externo.

Escrevi e escrevo profissionalmente desde jovem, como advogado, magistrado e mediador, mas foi você que me levou a escrever o que mais me dá alegria hoje. Você mudou minha vida. Quando você nasceu escrevi de maneira diversa do lado profissional que me acompanhou toda a vida, passei a escrever sobre os sentimentos e principalmente sobre o Homem que nada escreveu e só ensinou o que há de melhor no mundo, falando, oralmente como se diz, Jesus Cristo, o Menino Jesus do Natal.

Ele nasceu para tentar diminuir os conflitos dos homens, os desentendimentos, não adiantou muito. Seu avô - disse eu a ela - muito tempo tentou consertar esses conflitos que a mim chegavam na instituição que trabalhei, com base no que Ele ensinou, fazendo-o profissionalmente. Seu avô e muitos outros têm esse trabalho, mas também não adianta.

Quanto mais se trabalha para consertar, mais conflitos existem. Quase uma perda de tempo se avaliarmos com tranquilidade. E são tantos os desentendimentos que se criou quase um padrão repetitivo para tentar o conserto, chamam a isso de súmula. Está sumulado, como se diz, um “bloquinho” já decidido de como deve ser, o conserto do desentendimento, do conflito repetido. Para eles todos já há uma decisão, pronta, está na súmula, no “bloquinho”. Errou, a súmula, o “bloquinho” está a esperar. Continua a não adiantar nada. Mas devemos continuar tentando, para melhorar as pessoas, os homens.

E você nasceu para ajudar que eu entendesse que poderia escrever sobre coisas melhores, para quem quer ser melhor, se afastar dos conflitos, ouvir o ensinamento de Jesus, sua Lei Moral onde está o bem.

Isto de uma outra forma, sem decisões obrigatórias, apenas mostrando o que muitos outros mostram nessa procissão de tentar o melhor, o que Jesus ensinou. Por isso, meu primeiro livro dediquei a você, é sobre a Inteligência de Jesus, e o outro a você e a nossa queridíssima Isabella, e se outros vierem terão esse destino.

Por quê? Por ter vocês em minha mente sempre, serem minha alegria como as crianças todas, as esperanças de um mundo melhor, e quem sabe o futuro, que vocês representam, possa realmente ser melhor.

Tento ajudar nesse sentido, eu e muitos outros, dentro de minhas possibilidades, é sobre isto que escrevo no momento. É o que espero minha querida, que vocês possam ter um mundo melhor.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 30/12/2015
Reeditado em 30/12/2015
Código do texto: T5495553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.