“PRESSENTIMENTOS.”

Parte da família viajou, porém, para não dizer que estamos sozinhos, temos a companhia de dois cães; são duas fêmeas, a “Basset Dachshund” já completou 15 anos; a Poodle é mestiça, tem seis anos, foi “adotada”, quando já tinha um ano, adaptou-se perfeitamente, hoje se sente a “dona da casa”; duas vezes ao dia vamos à casa de uma das filhas para tratar os três cães; a Poodle, extremamente “carente” e não quer ficar sozinha; ficou “hospedada”, na casa de outra filha, que tem uma da mesma raça.

Quem tem a Internet e os cães, não está só, ao abrir um e-mail de um amigo, o material enviado demoraria mais de dez minutos para ser visto. Aproveitei para novamente abrir a esmo o livro citado na última reflexão: Anjos Guardiãs e coincidentemente caiu na sequência do mesmo assunto, razão pela qual não podemos nos furtar de fazermos algumas considerações dentro de nossas reconhecidas limitações...

As perguntas fazem parte do capítulo IX e as sequências vai da pergunta 522 a 557: tem vários subtítulos o primeiro é Pressentimentos, depois: “Influência dos Espíritos Sobre os Acontecimentos da Vida”; Ação dos Espíritos Sobre os Fenômenos da Natureza; Os Espíritos Durante os Combates; Dos Pactos; Poder Oculto, Talismãs, Feiticeiros; e o último subtítulo é Bênçãos e Maldições. São 35 perguntas e respostas; há vários adendos em que Kardec pelas suas próprias palavras faz observações para tornar o assunto mais didaticamente compreensível.

Em razão da abrangência dos temas, iremos restringir nossas reflexões ao segundo subtítulo: Influência dos Espíritos Sobre os Acontecimentos da Vida. Ficando bem claro que as intervenções espirituais jamais interferem nas Leis da Própria Natureza.

Comprovando isto a pergunta 526 - Os Espíritos tendo uma ação sobre a matéria podem provocar certos efeitos para que se cumpra um acontecimento? Por exemplo, um homem deve perecer: ele sobe em uma escada, a escada se quebra e o homem se mata; são os Espíritos que fazem a escada quebrar para cumprir o destino deste homem?

- É bem verdade que os Espíritos têm uma ação sobre a matéria, mas para o cumprimento das leis da Natureza e não para as derrogar, fazendo surgir no momento oportuno um acontecimento inesperado e contrário a essas leis. No exemplo que citas a escada se rompe porque ela estava carcomida ou não bastante forte para par suportar o peso do homem... (continua na página 226).

A pergunta 527 ilustra bem esta afirmativa: “- Tomemos um outro exemplo em que o estado normal da matéria não seja relevante; um homem deve perecer pelo raio; ele se refugia sob uma árvore, o raio brilha e ele é morto. Os Espíritos podem provocar o raio e dirigi-lo sobre ele?

Resposta: - É ainda a mesma coisa. O raio explodiu sobre essa árvore, e neste momento, porque estava nas leis da Natureza que fosse assim. Não dirigido propositadamente sobre esta árvore porque o homem estava debaixo, mas foi inspirado ao homem o pensamento de se refugiar sob uma árvore, sobre a qual o raio devia desabar. A árvore não seria menos atingida por estar ou não o homem debaixo dela.

Ao finalizar nossas modestas considerações de hoje, não poderíamos deixar de mencionar parte da resposta referente à pergunta 540:

- Os espíritos que exercem uma ação sobre os fenômenos da Natureza agem com conhecimento de causa, em virtude do seu livre arbítrio ou por um impulso instintivo ou irrefletido?

...É assim que tudo serve, tudo se coordena na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo que, ele mesmo começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia da qual vosso espírito limitado não pode ainda entender o conjunto.

Encerrando, convidamos nossos prezados leitores, assim que for possível, lerem ou relerem as perguntas e respostas que mencionamos; sempre que assim procedemos, abre para nós, novas Dimensões da Verdade, visto que no conjunto é limitado o nosso saber; como afirmou sabiamente a Entidade há 153 anos, mas mesmo passado mais de um século e meio, parecem para nos palavras bem atuais; comprovando que as Dimensões da Verdade jamais perderão a sua validade, mesmo diante de um Mundo com modificações permanentes em todas as áreas dos conhecimentos humanos...

Curitiba, 7 de setembro de 2010- Reflexões do Cotidiano- Saul Hoje é 29 de dezembro de 2015 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 29/12/2015
Código do texto: T5494284
Classificação de conteúdo: seguro