PADRE ROBERTO LANDELL DE MOURA... 16h28min.

Mais um Natal se foi; as chuvas continuam não dando trégua na região sul, o mais afetado está sendo o Rio Grande do Sul, muitos moradores tem que abandonar suas casas, os níveis dos rios estão muito acima da normalidade; ao mesmo tempo há os que trabalham por obrigação, outras tão somente movidas pela solidariedade...

Ontem casualmente vimos pela TV Senado, um sucinto documentário sobre este personagem que dá o título as nossas sucintas palavras de nossa Reflexão de hoje. Este padre teve relativa dificuldade, de aliar as funções de sacerdote, com a vocação nata à ciência; cuja tendência já dava seus “sinais” desde sua adolescência...

Por incentivo do seu irmão Guilherme,* que escolheu a carreira sacerdotal, numa decisão pessoal repentina, o acompanhou, e após árduos estudos se forma sacerdote, isto aos 25 anos no dia 28 de outubro de 1886, de imediato assume esta função e sua primeira missa foi proferida a Dom Pedro II, sua família e convidados...

Embora com recursos limitados, e até não sendo visto com bons olhos, por alguns que tinham cargo de destaque junto a Igreja, prosseguiu apesar destas dificuldades; *”Landell de Moura, no entanto, é mais conhecido pelo pioneirismo na ciência da telecomunicação, tendo desenvolvido uma série de pesquisas e experimentos que o colocaram um dos pioneiros, a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio, senão os primeiros de todos, o que ainda é motivo de polêmicas”. 1893/1894

Apesar de todas estas evidências, os “méritos”, caberiam a Marconi,* (1895/1896) que de “pronto” requerei sua primeira patente.

Quanto a “nós”, através do inolvidável amigo Prof. Reinaldo, o citava em suas inúmeras palestras, enaltecendo este padre inventor, que não teve devidamente o seu nome reconhecido, por parte do mundo científico; em 1993, ouve um encontro sobre a TCI, (Transcomunicação Instrumental), esta figura foi enaltecida através deste amigo mencionado, que segundo relatos, ele, Padre Landell, estava trabalhando do lado de lado de “lá”, para tornar possível a presença dos que já “retornaram” a dimensão espiritual, se fazerem presente via rádio ou via TV etc... 17hl5min.

Curitiba, 28 de dezembro de dezembro de 2015 - Reflexões do Cotidiano – Saul

*Alguns nomes e datas compilamos da Wikipédia.

*”Padre Roberto Landell de Moura, nasceu em Porto Alegre, em 21 de janeiro de 1861, faleceu na mesma cidade em 31 de junho de 1928; foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro.”

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/12/2015
Código do texto: T5493509
Classificação de conteúdo: seguro