QUE É PRECISO MAIS PARA APRENDER A LIÇAO?

Uma amiga nos enviou um E-mail, com vinte belíssimas fotos da Alemanha atual, a maioria das fotografias retrata Berlin e Hamburger, cidades que foram completamente arrasadas, quando o pesadelo de quase seis anos chega ao fim no conflito da Segunda Guerra Mundial. - 08/05/1945 - *

É bem mais fácil destruir do que reconstruir; como refazer monumentos históricos, conservando suas características originais? Certamente exigiram o esforço de abençoadas mãos nas difíceis tarefas...

Se a sessenta e seis anos atrás alguém sonhasse com uma Europa Unida, a grande maioria diria que isto seria impossível; como vencer as barreiras alfandegárias, os idiomas, as moedas inerentes a cada país, as tradições, as religiões, enfim tantas heterogeneidades?

As sementes destas ideias da União Europeia foram lançadas pela França a exatamente cinco anos do término da Segunda Guerra Mundial, quando este país propôs oficialmente a criação da “primeira fundação concreta de uma Federação Europeia”.

Em 198l, isto passa a ser uma nova realidade com a adesão de seis países: Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Hoje quase trinta países fazem parte. Somando uma coletividade de mais de 360 milhões de cidadãos...

Numa demonstração inequívoca que se é possível superar barreiras, que finalmente o caminho da paz da melhores resultados dos que os das guerras, e que a “Lei do Progresso”, é fadada a todos os povos...

Difícil imaginar a dimensão dos esforços bélicos que envolveram toda a Europa e outros continentes. O “balanço” é assustador: Envolveram 72 Nações e afetou diretamente 110 milhões de pessoas.

A Alemanha que originou o conflito sofreu a perda de 2.500 mil militares e 3.000 milhões de civis. Ficaram 7.500 mil pessoas desabrigadas; para que tenhamos uma dimensão de como suas l61 cidades foram afetadas ou parcialmente destruídas:

Numa sequência alarmante: em 1942 os Aliados despejaram 40 mil toneladas de diversos tipos de bombas; 1943 120, 1944, 650, e pasmem nos últimos quatro meses que antecederam o término do conflito 500 mil toneladas de artefatos, cujos efeitos de destruição são inimagináveis; diferentes da Primeira Guerra Mundial, onde se procurava não se afetar a população cível, nesta isto não era levado em conta...

Quanto custou? Há a afirmativa que as cifras atingiram um montante de 1 trilhão e 500 milhões de dólares...

O saldo final do conflito encerra com 50 milhões de pessoas, civis e militares que tiveram suas vidas ceifadas e 28 milhões de mutilados...

Para alguns mandatários: “Os Senhores das Guerras”, se da impressão que após tudo isto, não se aprendeu a lição. Que o caminho da paz é bem mais eficiente que os caminhos das Guerras, - atualmente Afeganistão e Iraque têm destaque nos noticiários. Destruir é mais fácil, reconstruir é mais difícil.

As construções materiais, após um exaustivo esforço se reconstroem; e as sequelas, emocionais dos envolvidos nos conflitos são de difícil recuperação, muitos precisam “nascer de novo”; - nova reencarnação. - traumas oriundos da presente existência, como as fotos que recebemos; as “ruínas” foram apagadas num perene esforço de trabalho para que a harmonia supere o caos, dos que persistem em viver sem Deus em seus corações, em que a palavra irmão deveria se sobrepor a todos os conflitos...

Os dados numéricos e imagens foram compilados do GOOGLE.

Curitiba, 11 de março de 2010- Reflexões do Cotidiano- Saul *Hoje é 27 de dezembro de 2015

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Algumas fotos da Alemanha

Berlin

Catedral de Colônia

Castelo de Heidelberg

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 27/12/2015
Código do texto: T5492238
Classificação de conteúdo: seguro