Indiferença

O grande romancista Érico Veríssimo disse: "O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença". Ela não é só um absurdo, mas um pecado contra Deus. George Bernard Shaw afirmou com muita propriedade: "O maior pecado para com os nossos semelhantes não é odiá-los, mas tratá-los com indiferença; é a esseência da maldade".

Foi dessas duas frases que me lembrei quando li sobre o pronunciamento do papa Francisco na Missa do Natal, ela tratou com muita sensibilidade do tema da indiferença.

Começou fazendo uma crítica à socieade: "Em uma sociedade tão frequentemente intoxicada pelo consumismo e hedonismo, de extravagâncias e de luxo, de aparência e narcisismo, Ele nos chama a ter um comportamento sóbrio,isto é, simples, equilibrado, lienear, capaz de compreender e viver o que é importante".

Fisse mais: "Diante de uma cultura de indiferença que muitas vezes acaba sendo cruel, nosso estilo de vida deve estar pleno de piedade, empatia, compaixão, misericórdia que estraímos a cada dia do poço da oração".

Acho que precisamos refletir sobre esse tema. O mal que a indierença faz é muito grande. Não podemos mais compactuar com essa sociedade fria, desumana e materialista. O papa tem razão. Não se pode ser indiferente e continuar fascinado pelo consumismo, indiferente às láfgrimas dos mais pobres. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/12/2015
Código do texto: T5490782
Classificação de conteúdo: seguro