Cético

Não acredito piamente na historia. Não acredito, na verdade, em quase nada da história oficial, porque ela não é imparcial, toma partido. Há mentiras incríveis nos livros de história. Detalhe: muito mais verdadeira, pasmem, é a história contada pelos romancistas. Qual a verdadeira história do Brasil? A mais objetiva e mais crível é que está sendo contada pelo jornalista Laurentino Gomes nos seus livros, 1808, 18222, 1889... Ele condensou com honestidade s fatos históricos depois de uma exaustiva pesquisa. Como fica a história oficial? Mau, ruim das pernas porque mente mais do que cachorro de fateira.

Não, não se pode levar a história a sério. Tocqueville já advertia: "A história é uma galeria de quadros onde há originais e várias cópias". Mas foi Anatole France quem melhor definiu a história: "Existe uma história imparcial? E que é a história? A representação escrita dos acontecimentos passados. Mas o que eé um acontecimento? É um fato qualquer? Não!, é um fato estável. Pois bem, como é que o historiador decide se um fato é notável ou não? Decide-o arbitrariamente segundo seu gosto e seu caráter, segundo sua idéia, como artista, enfim. Pois os fatos não se decidem por si sós em fatos históricos e não históricos".

Sei não, mas para mim a história é um engodo, ainda acredito nos livros de Laurentino porque são pesquisas sérias e dadáticas, críveis. Na minha opinião a história oficial tem muirto herói que foi vilão e muito vilão que foi herói. E muita mentira. Sou cético em relação à história oficial, prefiro a romanceada. Juro. Feliz Natal, amigos.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/12/2015
Código do texto: T5490591
Classificação de conteúdo: seguro