Animal e Analfabeto

Foi Aristóteles qem afirmou: "O homem é um animal político!". Uma verdade abissal. Tdo que fazemos, no bom ou no mau sentido, é um ato político. Até quando afirmamos que odiamos a política estamos praticando um ato político. Não se pode e nem se deve confundir a política na sua verdadeira acepção com a promiscuidade e permisssividade da atividade partidária.

Vou mais além, talvez o lamaçal político se deva justamente ao distanciamento das pessoas da aticidade político partidária. Apenas votam, mas não militam nem participam da vida política. Não cobram, não exigem, nao monitaram os detentores de mandatos. E batem no peito afirmando como se isso fosse uma glória: - Não sou político, detesto a política.

Bertold Brecht definiu esse tipo de omisso comparando-o ao pior dos analfabetos. Ele disse: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem paticipa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, de sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais".

Acho que Aristóteles e Brecht têm razão. as vezes o animal político se transforma em analfabeto político. É muito triste. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/12/2015
Código do texto: T5488826
Classificação de conteúdo: seguro