CONTRA TEMPOS E REFLEXÕES... 6h57min.

Hoje é sabado, penúltimo deste ano, que antecede ao Natal, é momento de refletir, é a Vida que vai escrevendo suas “páginas”, escritas por nós, há as páginas alegres, outras nem tanto, mas no final vai somando o nosso aprendizado...

Ontem à tarde, tínhamos a intenção de dar um “trato” no gramado, mas novamente as persistentes chuvas da região sul retornaram o que se tornou rotina nestes últimos meses; às vezes veem associadas com fortes ventos, derrubam árvores, e afetam construções, muitos até dependem da solidariedade, para que suas vidas voltem a uma relativa normalidade; hoje já amanheceu chovendo, não competindo a nós reclamar, mas, apenas aceitar e conviver...

Quanto a política, as decisões mais “sérias” ficarão para o próximo ano, os políticos estão “cansados”, é preciso entrar em recesso, para “merecidas” férias...

Dentro de nosso limitado entendimento em política e economia, dá impressão que o país tinha um “cheque especial” de grande valor, na hora de gastar é uma “festa”, mas agora é o momento cobrir o cheque, da crescente dívida pública; e como é difícil cortar gastos, o Ministro da Fazenda Joaquin Levy, bem que tentou, mas acabou desistindo, e pediu demissão...

A governabilidade do Sistema Republicano está em constantes crises, é lento nas decisões, depende de acertos da “base” para apoiá-lo, oferece generosos cargos do alto escalão e muitos outros em condição de destaque menor, nem por isto são de situações muito melhores que na iniciativa privada... É a governabilidade do Sistema, que parece que estar se “esgota dando”...

Talvez, o país perdeu uma grande chance, com o Parlamentarismo, - mesmo sendo “imposta” pela Câmara - ao Presidente João Goulart, vice eleito pelo voto popular, que acabou assumindo em face da inesperada Renúncia de Jânio Quadros; o novo sistema de governar, não durou muito, pois através de plebiscito os plenos poderes voltaram ao atual presidente...

A população sofre com o desemprego, os juros altos, “pesadelo” a quem deve, a inflação “adormecida” ressurge; tudo isto deixa o povo sem esperança; aguardando avidamente uma ação dos gestores públicos, para que o país volte à normalidade, na área política e econômica, que a Honestidade palavra tão esquecida, volte a fazer parte daqueles que exercendo um cargo público, embora com uma remuneração bem além da iniciativa privada, querem mais, e muito mais, não se importando que os meios são ilícitos; corruptores e corrompidas, este comportamento “adoece” a sociedade e até mesmo, esmorece a muitos se vale a pena ser honesto...

Neste sabado chuvoso, não queremos ser o “profeta” do pessimismo, queremos reafirmar a confiança no Brasil, apesar dos maus brasileiros, “eles” passarão e o Brasil fica para cumprir a missão que está predestinado; isto a muito cultivamos no âmago de nossa alma; é possível, que não estejamos “aqui”, para assistir as grandes transformações, de um Brasil, mais solidário, em que a honestidade, não seja exceção, mas sim regra natural do comportamento humano... Um bom domingo aos amigos (as) que tiverem a paciência de ler nossas sucintas e mal traçadas linhas, mas que foram movidas pelas palavras do sentimento... 7h57min. Um Feliz Natal, e um Novo Ano de muitas realizações.

Curitiba, 19 de dezembro de 2015 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/12/2015
Reeditado em 19/12/2015
Código do texto: T5484902
Classificação de conteúdo: seguro