ESPIRITUALIDADE DO ADVENTO. CRISTO. NATAL.

A espiritualidade do advento incorpora o clímax cristão, lá está o início, sua mensagem, a Primeira Causa, o anúncio da chegada do Primeiro Movimento, ao Que e a Quem se curva a inteligência e aceita o mistério.

Não há escolha sem dúvida, não há mistério sem mística, não há segredo sem inviolabilidade,não há crença sem fé.

Assim é a Trindade onde o Filho nasce para dar testemunho do Pai, ambos unificados no Espírito Santo. É dessa tríade que surge a alma que nos foi dada para seguir a escolha da Verdade ensinada pelo Filho. É a história formal como humana, divina como visionarismo sustentado na fé.

O rito do Advento nos movimenta até à chegada da Luz para viver valores essenciais cristãos, do Cristo, o Filho que nasce como alegria expectante da esperança, da pobreza, e da conversão.

A fidelidade divina nos leva à certeza que o Salvador veio e deve ser lembrado como uma realidade concreta e atual. Não foi em vão nesse sentido concreto, ao menos, com ou sem resultados desejados na procissão dos nascidos, sua imolação como humano.

A esperança da Igreja é a esperança de Israel realizada no Cristo que se ratificará na Parúsia, a volta do Filho de Deus sinalizada por São Paulo.

Estamos diante de uma possível e necessária conversão, firme, mesmo os já convertidos à crença cristã. É impositivo um novo fôlego na temporalidade vivida, reviver no nascer da Luz.

É preciso esperançar a esperança que se deixa extinguir pela visão reiterada das práticas menores arraigadas e crescentes, que vemos arruinar a tudo e todos. Desistir é descrer da força do Cristo, é prestigiar o mal como vencedor e colocar na hierarquia de valores os caídos,os anjos maus.

Interrogar e aprofundar o viver de um empobrecimento interior que enfraquece,funciona como a pobreza econômica, que pensa agregar, mas não fortifica, que forra campos, mas não frutifica a colheita.

Quem segue e vive o espírito da verdade é avesso à duplicidade, à simulação e à hipocrisia.

A crença não pode se tornar descrença, descrédito, desesperança,mas sim o mistério que é a verdade definitiva, Cristo, o Jesus que nascerá de novo, e não nos faltará.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 19/12/2015
Reeditado em 19/12/2015
Código do texto: T5484748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.