“QUE É A VERDADE”? **

O mês de outubro * tem tido acontecimentos inusitados; dois graças aos avanços da engenharia que permitiu salvar os 33 mineiros que ficaram presos, numa galeria, a 700 metros de profundidade, no Chile; para desespero de seus familiares, ficaram incomunicáveis durante 18 dias, sem darem sinal de vida; após os primeiros contatos, houve a ajuda tecnológica de vários países e finalmente foram todos resgatados com vida, para a alegria dos que acompanhavam e torciam para que tudo desse certo, fato que acabou acontecendo; todos foram salvos, para alegria de todos que assistiam a operação ao vivo pelos canais de TV...

Outra obra fantástica de engenharia é o túnel atravessando por baixo dos Alpes Suíço, totalizando 57 km, que quando estiver totalmente pronto, diminuirá em uma hora a ligação da Suíça com os demais países...

Quanto aqui, as eleições neste mês de outubro, continuam tendo enfoques permanentes, em todos os veículos de comunicações, - nem tão respeitosos como desejaríamos... – que culminará no próximo dia 31, com as eleições de segundo turno, a Presidência da República, e em alguns Estados para Governadores.

As eleições para Presidente estão em permanente destaque; em que são usados todos os meios de comunicações; em muitas ocasiões, os níveis não se mantem num patamar de respeito mútuo; há permanentes comparações, dos oito anos de cada Governante; esquecem que cada ciclo de Governo, desempenhou para aquele momento as decisões que se julgava que seria a melhor alternativa socioeconômica para bem da Nação Brasileira. Todo Governo tem erros e acertos, mas com certeza a segunda alternativa sempre superou a primeira; aqueles primeiros oito anos, - da nova faze do Brasil do Plano Real, - prevalecia à ideologia econômica do Neoliberalismo, que o Estado deveria privatizar os setores da economia e o próprio mercado se encarregaria acomodar os setores privatizados...

Na grande crise financeira de setembro de 2008; quem foi socorrer as empresas? O Estado, para conter a crise econômica, que iniciada na Nação Americana, e como consequência poderia desestruturar por completo o Sistema Econômico Mundial...

Cada governo tem convicção plena; toma medidas e executa ações visando o bem do Brasil e de seu povo.

Em qualquer circunstância deve prevalecer o bom senso, o discernimento para não ficarmos radicalmente “contra”; é um governo que foi eleito pela maioria dos brasileiros; se há mais acerto do que erros, qual a razão de apontarmos somente o negativo; mas que no conjunto houve uma interligação do primeiro governo com este, cujo sucesso da economia se deve também enaltecer ao antecessor que deu bases de estabilidade da economia em que os índices de inflação ficassem em patamares “civilizados”...

É preciso criticar menos, e respeitar mais as autoridades que livremente foram escolhidas pela grande maioria para ocuparem seus cargos.

É difícil contentar a todos; alguns se enfocam no negativo, somente veem erros em toda administração governamental; esquecem de verem os avanços que envolveram todos os setores da economia, que reflete no social, em que milhares de famílias alcançaram de uma melhor condição de vida...

Apesar de alguns que sistematicamente são contra, o país mudou para melhor, não é fruto específico de um governo, mas as somatórias de outros que também deram suas importantes contribuições; é preciso ser mais otimista; acima dos divisionismos partidários, é importante a união de todos, com Esperanças; que o que for escolhido pela vontade popular, possa ser aceito por todos, sem mágoas, e que possa acrescentar as permanentes mudanças, para tornar o país mais justo e solidário, que deve prevalecer acima dos próprios interesses partidários; todos passam, o Brasil permanece; que possa ser melhor, hoje e amanhã paras futuras gerações que inevitavelmente nos sucederão...

*Há uma passagem das Sagradas Escrituras, que um pouco antes de ser colocado ao lado do malfeitor Barrabas; e o povo presente teria a opção de libertá-lo ou de condená-lo; e a grande maioria, escolheu condenar Jesus e dar liberdade a Barrabas...

Pôncio Pilatos sabia que aquele homem era inocente, mas resolveu aproveitar a rara oportunidade que antecedia ao “julgamento popular” e lhe pergunta: “Que é a verdade? O Mestre dos mestres silenciou e não respondeu a indagação...

Por quê? Talvez para nos dar um dos derradeiros exemplos para tivéssemos cautela em nossos julgamentos e pontos de vistas; quando em muitas ocasiões apontamos o “dedo em riste”, nos considerando os donos da verdade; fazemos julgamentos, destacamos somente o negativo, nos prendemos a um enfoque e não analisamos o conjunto...

Repassamos apressadamente, conceitos que chegam diariamente pelo “correio eletrônico”, denegrindo pessoas, quase sempre políticos, e não damos a eles qualquer direito de defesa; é preciso cautela, oração, vigilância constante para não entrarmos na egrégora do pessimismo; tudo está errado e damos aval a um amontoado de informações que recebemos...

Com que direito apoiamos permanentes vibrações; - pensamento é vida! – contra nossos dirigentes; - colocados por nós! - estes procedimentos tão comuns, não ajudam, dificultam para quem tem em suas mãos o pesado fardo do mando poder, para que possam exercer a contento a tarefa que lhes foi outorgada...

*Para encerrar nossas palavras; - agradecendo aos prezados leitores que tiveram a paciência de lerem até o final. - que no dia três de outubro próximo passado se comemorou o nascimento de Allan Kardec, este pseudônimo usou para assinar suas obras, pois o seu nome verdadeiro era Hyppolyte León Denizar Rivail, personalidade conhecida nos meios literários por suas obras didáticas que eram amplamente usadas no ensino Francês. No Site a inúmeros trabalhos enaltecendo sua marcante personalidade; foi, podemos dizer sem sombra de dúvida o “descortinador entre a Terra e o Céu”...

Curitiba, 17 de outubro de 2009- Reflexões do Cotidiano - Saul Hoje é 18 de dezembro de 2015

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 18/12/2015
Código do texto: T5483957
Classificação de conteúdo: seguro