A voz do povo
 
Não me parece lúcido considerar como verdade incontestável a voz da maioria ou ainda unanimidades, sem profundas reflexões no mérito do tema julgado. Entretanto, não poderemos deixar de reconhecer ser esta a forma justa e mais imediata de apreciação dos interesses e de suas consequências, ainda que se faça reflexão num segundo momento, tal a urgência que certas questões requerem. Qual é a autoridade ou entidade que representa e canaliza a voz do povo para agir em seguida com toda a energia captada? Sabemos quem deveria ser (e até é) a classe política, porém quase nunca no interesse do povo como expressa em seu discurso. Nesse caso essa voz é rouca, atrasada, poluída, desvirtuada e muitas vezes tão descaracterizada de sua missão original que passa a ser outra vilã que o povo terá que suportar. Vale ressaltar que a voz do povo nunca é uníssona. Ela tem tons diferentes exibindo uma desarmoniosa e desafinada cantata. Essa variação da opinião dos cidadãos é um reflexo direto do que lhes ensinaram na espiral tempestuosa da desinformação que faz voar todos os detritos dispostos nas cercanias de suas necessidades básicas. Em outra palavras, fá-los agir conforme seus interesses em detrimento do que se entenderia como coletivo. E é nesse caos que vemos atitudes disparatadas, verticais e imediatas como o emblemático bloqueio do whatsApp.