2002 – O Ano de Ouro da ASIBAMA

A festa de confraternização de final de ano da ASIBAMA, em dezembro de 2002, foi maravilhosa!!!

O que não faltava eram motivos para comemorar. O clima de alegria e motivação era altíssimo. Todos estavam felizes e cheios de certeza de que dali em diante tudo iria melhorar ainda mais.

A força de uma Associação é medida pela união de seus associados, e a ASIBAMA conseguiu enormes conquistas em razão do engajamento e empenho de milhares de servidores do IBAMA que, mesmo espalhados pelos quatro cantos do país, mantinham-se unidos e compromissados com a instituição.

A aprovação do Plano de Carreiras marcou profundamente a história do IBAMA como a sua maior conquista coletiva.

Naquele período o nome do IBAMA alcançou seu auge. Quem viveu aquela fase lembra-se bem da força e respeito que o Instituto possuía perante a opinião pública nacional. São muitos os exemplos que demonstram isso.

A ASIBAMA lutou intensamente junto ao governo para ampliar o quadro de servidores do IBAMA, e mesmo o país atravessando um período de arrocho e contenção de despesas ela conseguiu a realização de um concurso de novos Analistas Ambientais.

O 1º concurso do IBAMA foi o mais concorrido na história do país! Além das profissões tradicionais da seara ambiental, como biologia e engenharia florestal, esse concurso contou com inscrição maciça de professores, filósofos, advogados, arquitetos, contadores, administradores e até de milhares de profissionais de saúde (enfermeiros, dentistas, psicólogos etc.). Todos queriam fazer parte do quadro de profissionais de um órgão federal tão respeitado como o IBAMA!!!

Além das conquistas próprias da entidade, o contexto sociopolítico era extremamente promissor.

Os movimentos sociais, depois de mais de 20 anos envolvidos na luta política, viam-se representados pela eleição do sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva.

Outro fator extraordinário foi a indicação antecipada que Lula fez, num evento cheio de pompa e glamour, em Washington (capital dos Estados Unidos). Após uma reunião com George W. Bush, o recém-eleito presidente Lula anunciou dois nomes de seu governo, Antônio Palocci para a Fazenda e Marina Silva para o Ministério do Meio Ambiente. Esse anúncio citando os nomes de Marina e Palocci mostrava que a questão ambiental seria tratada no mesmo nível que a Economia, reforçando para a ASIBAMA e todos servidores do IBAMA um futuro grandioso.

De 1974, com a nomeação do Dr. Paulo Nogueira Neto, até aquela data, com o Engenheiro José Carlos Carvalho, a Galeria de Ministros do Meio Ambiente contava com 15 homens.

Com a chegada de Marina, uma ex-seringueira e amiga de Chico Mendes, muitos aspectos de ineditismo tomaram conta da área ambiental. Era a primeira mulher e primeira representante legítima da Amazônia a ocupar o mais importante cargo do executivo federal. Uma genuína defensora das causas populares e da ecologia, com 100% de aceitação pelos movimentos sociais, testada e aprovada nas urnas, com amplo apoio em seu partido, admirada por seus colegas de Senado e total reconhecimento pela mídia nacional e internacional.

A indicação de Marina Silva criou um clima extremamente positivo, uma esperança enorme de que o meio ambiente, enfim, seria tratado como desejavam todos os ambientalistas do Brasil.

O que não faltava na festa de confraternização do ano de 2002 da ASIBAMA eram sorrisos, abraços, conversas animadas, gente pra todo lado comemorando, sonhando e projetando conquistas para os novos tempos. Grandes rodas de conversa se formavam em volta dos líderes da ASIBAMA, que cheios de entusiasmo relembravam as lutas, da correria entre uma tarefa e outra, das reuniões acaloradas, da articulação intensa junto aos colegas na sede e nos estados, das manifestações e protestos, das matérias veiculadas nos jornais e rádio, das visitas constantes ao Congresso e à Esplanada dos Ministérios. Tudo, tudo tinha realmente valido a pena!!!

A união e envolvimento de todos nas lutas e propostas realmente se materializaram em valiosos resultados. Enfim, o tempo de colher frutos tinha chegado!!!

Se fosse possível reunir os bons sentimentos de alegria, união e otimismo daqueles dias e usá-los para preencher permanentemente o coração dos servidores do IBAMA não tenho dúvidas de que todos se sentiriam num verdadeiro paraíso.

São por essas e outras razões que 2002 é o Ano de Ouro da ASIBAMA.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Dezembro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 17/12/2015
Reeditado em 18/12/2015
Código do texto: T5483113
Classificação de conteúdo: seguro