OS EXTREMOS DE CADA UM...

Assistindo ontem a um jornal televisivo; * duas notícias nos chamaram a atenção: o exaustivo quadro da doença que afeta o nosso ex-Vice-Presidente da República; e a sua persistência para manter a vida, sempre envolvido pelo otimismo, acompanhado da paciência, da resignação e da esperança, para que sua saúde, - por um verdadeiro milagre. - volte à normalidade... (Agora agravado por um quadro de peritonite, em que os senhores médicos optaram de tratá-lo somente com antibiótico).

No outro extremo se noticia a transloucada atitude de uma criança de apenas 12 anos, no Afeganistão, - país envolvido por duas terríveis ocupações, a ex URSS, (1979 a 1989 e atualmente pelos EUA). (07/10/2001; apoiados pelo Reino Unido, do Canadá e Austrália, que este ano também completará 10 anos.) ** - pelas “sementes” exacerbadas do ódio, certamente influenciados e “doutrinados” por alguns; se torna um menino-bomba e se infiltrando num quartel militar elimina sua própria vida e mais de três dezenas de militares e inúmeros feridos, alguns com extrema gravidade e, o que causa mais admiração: são pessoas que nasceram no mesmo país...

Que mundo é este que nos vivemos, uns lutam para preservar e manter a vida, outros a aniquilam, em total desrespeito si e aos outros.

Aos 12 anos, uma criança deve brincar estudar e aprender a louvar a Vida, que é o dom mais precioso que o Supremo Criador, delegou o cada um; que extremo sentimento de ódio, foi cultivado para que uma criança fosse direcionada a uma atitude tão extremada? A não valorização da própria Vida; a sua e a dos outros, que ele nem as conhecia, com o agravante de serem filhos da mesma pátria...

São momentos graves! Que o mundo passa, em que os valores mais óbvios, - a Vida! - são negligenciados a pretexto de revanchismo, do fanatismo; o espanto maior, que são comportamentos inconcebíveis ao nosso bom senso; pois é feito em nome de uma “religião”...

Contrariando frontalmente a todas; na sua essência enfocam o amor ao próximo, como regra máxima e o respeito aos direitos mútuos, em suas bases doutrinárias...

Embora possam parecer palavras repetitivas, é um grave momento de mudanças e de transformações, em que atitudes extremamente opostas se entrechocam: uns lutando para preservar a vida; outros não respeitam a sua própria vida, e eliminam a de muitos com o total descaso e desconhecimento de suas próprias identidades; para isto se alegam os mais absurdos e inaceitáveis argumentos; mas nada justificam...

Ansiamos por efetivas mudanças de valores e respeito à Vida; devem prevalecer acima das próprias convicções religiosas; pois o Bem, o Respeito ao nosso Próximo, deveria estar nas mínimas atitudes: O Amor a Deus, e as suas Obras se manifestam primeiramente quando externada a Eles; atitudes em contrário não passam de fanatismo, que tanto prejudicam os seres humanos, interferindo maleficamente em suas vidas, cuja história é um retrato vivo dessas atitudes; que retardam o progresso que já deveríamos ter alcançado; nada justiçando as atitudes negativas...

É bom “sonhar” e esperar que em breve, se implante na Terra um Mundo de Regeneração: da ponderação, do equilíbrio, em que os procedimentos, visem acima de tudo à preservação e o respeito à vida, nos diferentes níveis; da simples a mais complexa; preservando-as, partindo de atitudes coerentes, não por convicções religiosas, mas sim movidos por sentimentos enraizados no âmago de cada ser...

*Jornal da Band

** Números compilados do Google

Curitiba, 11 de fevereiro de 2011-Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net Hoje é 16 de dezembro de 2015

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/12/2015
Código do texto: T5482180
Classificação de conteúdo: seguro