A LIBERDADE DAS MANIFESTAÇÕES...

Nos regimes em que vigora a plena democracia, a imprensa, e os demais meios de comunicações tem resguardado o direito de se manifestar livremente; as “marchas”, as “passeatas”, são permitidas abertamente desde que estes procedimentos não afetem outros que podem ser meros espectadores, bem como não danifiquem o patrimônio público ou particular...

Em face disto, o Supremo Tribunal por decisão unânime, entendeu que os impedimentos, as “marchas da maconha” *, estariam cerceando a liberdade de manifestação, e que a partir de agora, não intervenção de autoridades coibindo este tipo de manifestação. É evidente que no aspecto da livre manifestação, é correta a decisão dos Senhores Juízes, muito embora a nós, inevitavelmente cabe tecermos algumas reflexões; e sermos um pouco mais abrangentes do que o simples fato pode se apresentar: liberdade da livre manifestação.

Comumente este tipo de procedimento, parte do presuposto de se reedificar algo de direito; despertar a sociedade e as autoridades, que um problema persiste sem uma solução adequada. Por exemplo: os “sem terra”, “lutando” para se apresse à reforma agrária, na agilidade de “assentamentos” de novas famílias; os “sem teto”, esperando providências por parte dos governantes; facilidades e agilidade para se adquirir a casa própria, estas atitudes fazem parte da democracia, e podem em outras reedificações, que chamam a atenção da sociedade e do próprio governo, que não deixa ter validade em muitas circunstâncias; entretanto qual seria os objetivos da “marcha da maconha”? O seu livre uso? Liberdade para cultivá-la?

A substância é “tido como hipnótica, e capaz produzir sonhos eróticos ou estado de embriaguez e euforia”. Em resumo, seria a “fuga” dos problemas existenciais que o ser humano estaria enfrentando... *

O Supremo Criador, na Sua Infinita Sabedoria, se manifesta Inteligentemente através da Natureza; na diversidade de Sua Criação; sendo assim, com certeza deve haver um motivo da existência desta planta; à medida que o homem avançar, - por meio da ciência alicerçada pela Fé. - é provável que se faça um uso adequado dentro de suas potencialidades corretas que beneficiem alguma anomalia da própria saúde humana...

*Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa: Cânhamo, SM Planta da família das Urticácias(Cannabis satival), com grande sinonímia, graças às sua propriedades inebriantes: abanga, cânhamo indiano, diamba, erva-maldita, haxixe, Ilamba, maconha, marijuana, pango, suruma.

* No Capítulo XII L.E. (PERFEIÇÃO MORAL) Kardec aborda AS VIRTUDES E OS VÍCIOS; na pergunta 895: - Além dos defeitos e dos vícios sobre os quais ninguém se enganaria, qual é o sinal mais característico da imperfeição?

- A entidade questionada assim respondeu: - O interesse pessoal. As qualidades morais, freqüentemente, são como a douração colocada sobre um objeto de cobre e que não resiste à pedra de toque. Um homem pode possuir qualidades reais que o fazem, para todo o mundo, um homem de bem. Mas estas qualidades, ainda que sejam um progresso, não suportam sempre certas provas e basta, às vezes, tocar a corda do interesse pessoal para pôr o fundo descoberto. O verdadeiro desinteresse é uma coisa tão rara sobre a Terra, que se admira como fenômeno quando ele se apresenta.

O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens deste mundo, menos compreende sua destinação. Pelo desinteresse, ao contrário, ele prova que vê o futuro de um ponto de vista elevado. Curitiba, 17 de junho de 2.011- Reflexões do Cotidiano – Saul Hoje é 16 de dezembro de 2015

http://mensagendiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/12/2015
Código do texto: T5482178
Classificação de conteúdo: seguro