Na penumbra, não caberia um plebiscito ou referendo popular?
Ao meio da estrondosa operação da Polícia Federal, que de assalto, cumpriu mandatos de busca e apreensão na casa do presidente da câmara, à sombra do inesperado acontecimento, o Senado Federal não titubeou, após discreta discussão, parecendo mais conversa de comadres ou compadres, do que embate entre governo e oposição; deliberou e aprovou o polêmico projeto de anistia, tão ansiado pelo governo, de regularização de recursos de brasileiros no exterior. Tudo à revelia da população, não caberia um plebiscito ou referendo popular?
Mas, por que este controverso projeto foi aprovado na calada da noite? Ou melhor, oportunamente, enquanto a imprensa se ocupava com as buscas da policia federal na casa do presidente da câmara, por quê? Eis a questão! E, os noticiários da grande imprensa deram apenas uma nota sobre a aprovação deste projeto, parecendo um conluio, o silêncio.
Pasmem leitores, até o PSDB, partido de oposição ao governo, que na votação da Câmara dos Deputados, votou contra o duvidoso projeto, no Senado, o partido, apenas, liberou a sua bancada, alegando que havia divergência entre os seus senadores. Mas o DEM e PPS se colocaram, coerentemente, contra o projeto, na câmara e no senado.
Afinal, o que os senadores aprovaram, à revelia da população? Nada mais que uma anistia, a regularização de dinheiro enviado por brasileiros ao exterior sem declaração na Receita Federal. Descriminalização de crimes de lavagem de dinheiro e descaminhos. Muito grave esta anistia. Tão discrepante, que provavelmente marcará para sempre a nossa história.
E os contribuintes que sempre pagaram em dia os seus impostos? Entretanto, muitos senadores votaram contra. O placar foi de 41 X 27. Os contrários chamaram a atenção para a possibilidade dos famosos “laranjas” ou “homens palhas” serem beneficiados, que por trás desses homens fictícios, poderiam estar políticos e até traficantes.
Sim, lamentável, que, à surdina (seguindo ordens ocultas?), desconectados dos eleitores, perdidos na dissimulação e escondidos na penumbra da imprensa - que também se curva, não coloca luz, não questiona – Nossos representantes aprovaram esse inescrupuloso projeto do governo. Não caberia um plebiscito ou referendo popular?