New York City

Os primeiros registros sobre a cidade de Nova York datam de 1524 quando Giovanni da Verrazano explorava a costa americana a serviço do rei da França, François I. Ele nomeou aquela região de Nouvelle Angoulême em homenagem ao rei que era conde de Angoulême. O lugar era habitado por nativos chamados de lenapes. Segundo outros exploradores que por ali também passaram os nativos falavam de uma ilha que eles chamavam de Manahata, mas nenhum deles conseguiu localizá-la. Somente em 1609 é que Henry Hudson desembarcou na tal ilha, hoje conhecida como Manhattan. Ele era um inglês a serviço da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Os holandeses então tomaram posse da região que denominaram de Novos Países Baixos. Segundo relatos de Hudson, ali havia grande número de castores, cuja pele estava em moda na Europa. O comércio dessa pele serviu de atrativo para que a Cia Holandesa das Índias Orientais trouxesse pessoas para se fixarem na região. Em 1625 eles fundaram uma cidade e um forte no sul da ilha, o Forte Amsterdã. O governador dos Novos Países Baixos comprou a ilha dos nativos pagando com produtos de pouco valor. Diz a lenda que seria o equivalente a 24 dólares atuais. A cidade logo foi chamada de Nova Amsterdã, que cresceu lentamente por causa de más administrações. Ela começou a prosperar somente em 1647, sob o governo de Peter Stuyvesant. Em 1650 contava com cerca de mil habitantes que para se proteger de ataques dos nativos construíram uma muralha no sul da cidade. Alguns anos depois, quando o muro caiu, os colonizadores abriram uma rua em seu lugar, provavelmente a hoje famosa Wall Street.

O comércio florescente de Nova Amsterdã atraiu inúmeros imigrantes espanhóis, judeus e africanos. Em 1654 lá chegou um grupo de judeus de origem portuguesa vindos do Brasil depois da expulsão dos holandeses do Recife. Eles fundaram não só a primeira sinagoga, mas também a primeira comunidade judaica de Nova York. Dizem que a sinagoga é igual àquela do Recife, que eles mesmos construíram e utilizaram.

Como os Países Baixos e a Inglaterra se enfrentaram em seguidas guerras, em 1664 os ingleses forçaram e conseguiram a entrada na baía e tomaram Nova Amsterdã que passou a fazer parte do Império Britânico. Renomearam a cidade chamando-a de Nova York, em homenagem ao duque de York que ganhou do seu irmão, o rei Charles II da Inglaterra, as terras norte-americanas. Em 1673 os holandeses recuperaram a cidade e a rebatizaram de New Orange, mas após a derrota na terceira guerra Anglo–Holandesa, entregaram-na definitivamente aos ingleses.

Sob o domínio inglês a cidade cresceu bastante, contando com uma população de 7000 habitantes no ano de 1700. O primeiro jornal apareceu em 1725 e a liberdade de imprensa foi instituída em 1735. Em 1754 foi construída a primeira faculdade da cidade, o King´s College, que se tornou posteriormente a Universidade de Columbia.

(*) Pesquisa: livros de História e internet)