VIDA. SUA META. CORAÇÃO.

“O homem deve ter sempre uma meta na vida. Desta decisão surge a força de caráter. Da força de caráter surge a tranquilidade. Da tranquilidade surge o sucesso. Aquele que não ganhar a sua vida, a perderá.” Confúcio.

Antes do todo viver, vive a parte que forma o todo. A raiz forma o tronco e a árvore, ninguém desconhece, mas a parte é o elemento inicial, referência que necessita ser destacada. O elemento inicial não quer ser o fruto final da árvore, ele acontece ou não. A isso chama-se respeito que desemboca na vontade da maioria nos grupos e na sociedade em geral.

O objetivo de um não é o de todos, há que existir compreensão nesse sentido. Questão altamente ventilada e discutida, onde se insere que dominante a maioria, ainda assim ela não representa o todo. O que seria democracia então? A relatividade dessa coleta de concepção enfrenta o princípio democrático da representação, e ele não é inverdadeiro, por lógica comum.

O meio de não perder a parte, ou seja, a vida, é buscar a meta com tranquilidade.

A meta de um, da parte, muitas vezes não modifica o todo, embora haja vontade e luta, cada um nas trincheiras próprias.

A aglutinação de muitas partes formam ou não os “todos”.

O importante é ter meta, viver a sua meta, de sua forma e de seu modo.

É dessa força, a tranquilidade, que se ganha o que se chama caráter, por ser esse o traço pelo qual se caminha com posicionamento firme, fazendo o possível pelo todo, sem tentar o impossível que compromete a paz que reforça o caráter e sua desenvoltura.

Gosto sempre que posso e resulta proveitoso de reprisar notável equação de Confúcio. É preciso corrigir o coração.....a parte de cada um.

“Os antigos que desejavam dar exemplo da virtude ilustre em seu reino, começaram por bem ordenar seus próprios Estados. Desejando ordenar bem seus Estados ordenaram primeiro suas famílias. Desejando ordenar suas famílias, cultivaram antes suas pessoas. Desejando cultivar suas pessoas, corrigiram seus corações. Desejando corrigir seus corações, primeiro trataram de ser sinceros em seus pensamentos. Desejando ser sinceros em seus pensamentos, primeiro ampliaram ao máximo o seu conhecimento. Sendo completo seu conhecimento, seus pensamentos foram sinceros. Sinceros que foram seus pensamentos, seus corações corrigiram-se. Corrigidos seus corações, suas pessoas foram cultivadas. Cultivadas que foram suas pessoas, ordenaram-se-lhes as famílias. Ordenadas suas famílias, foram justamente ordenados seus Estados.”

Tudo é questão de meta.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 14/12/2015
Reeditado em 14/12/2015
Código do texto: T5480191
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.