Um inesquecível Sinatra...
                                             (No seu centenário)



          1. Ouço Frank Sinatra, desde meus tempos de rapaz. Significa dizer, desde o início dos anos 1950. Tenho-o entre os cantores estrangeiros de minha preferência, ao lado de Nat King Cole, Doris Day e Bing Crosby, neste tempo de Advento acariciando os corações convertidos com sua sonorosa canção natalina White Christmas
     2. Na estante em que guardo meus CDs prediletos, os de Sinatra estão ao lado dos CDs de Orlando Silva, Silvio Caldas, Nelson Gonçalves, Carlos Galhardo, cantores românticos de minha eterna paixão; mormente agora quando meus passos lentos denunciam o quanto já andei... 
     3. Frankie no cinema. Não sou muito de ir ao cinema. Gosto mais de circo e de teatro. Por isso, só dois filmes, com Frank Sinatra, me dispus a ver: "A volta ao mundo em 80 dias" (Around the world in 80 days) e "A  um passo da eternidade" (From here to eternity). 
     4. Frankie, o cantor. Nas minhas farras noturnas, na Fortaleza do começo da década de 50, suas canções (May Way, Strangers in the night e outras), saídas daquelas radiolas iluminadas e gigantes, que alegravam os bares notívagos, ajudavam-me a atravessar as madrugadas numa boa. Ouvira de Sinatra: "Sou a favor de tudo que ajuda a atravessar a noite - seja uma oração, tranquilizante, ou uma garrafa de Jack Daniels".  Boêmio de pouca grana, ao invés de uísque, eu tomava, com os companheiros de patuscada, minha cervejinha ou doses de Cuba Libre.
     5. Às minhas namoradas daqueles anos - já tão distantes! - eu falava sobre Sinatra, o namorador, o mulherengo, o briguento, o apaixonado, o ator e o cantor romântico. 
     6.Falava-lhes sobre o amor enlouquecido de Frank pela belíssima Ava Gardner, a mulher que não deixava em paz seu  irrequieto coração. É dificil falar do cantor de "May Way", de "Don´t Ever Go Away", deixando de lado seu envolvimento amoroso com Ava Gardner, deslumbrante fêmea, definida pelo poeta Jean Cocteau como "o animal mais lindo do mundo". 
     7. No seu livro Saudade do século 20 , o escritor Ruy Castro, no capítulo dedicado a Sinatra (com mais de 20 páginas), diz, com a clareza e extrema precisão, como era o relacionamento amoroso entre o cantor e a atriz de A condessa descalça: - "Frank e Ava se amavam , brigavam e se reconciliavam em hotéis, boates, restaurantes e aeroportos de costa a costa, entre dois continentes e, às vezes, até em pleno voo."
     8. Ouvir Sinatra acompanhado pela maravilhosa orquestra de Tommy Dorcey (tão boa quanto a de Green Miller) é, pelo menos para mim, uma das coisas mais gostosas do mundo... Principalmente, redigo, na minha idade quando a fronte grisalha denuncia a distância que me separa dos dias felizes da juventude. 
     9. Francis Albert Sinatra nasceu em Hoboken, Nova Jersey (USA) no dia 12 de dezembro de 1915. Morreu, vítima de um ataque cardíaco, no dia 4 de maio de 1988, em Los Angeles, sob o carinho resignado de sua terceira mulher, Barbara Max. Ao inesquecível Sinatra,  rendo, aqui, minha homenagem, assinando esta frágil crônica.
          10. E eu pergunto: será que o Frankie não desejou morrer na cama com Ava Gardner? 
Ava Lavínia Gardner morreu em Londres no dia 25 de janeiro de 1990, assistida pelo seu terceiro marido, o escritor, diretor, cineasta Woody Allen. Será que se lembrando de Sinatra? É provável. Ela fora cruel com ele... 
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 12/12/2015
Reeditado em 19/10/2020
Código do texto: T5478208
Classificação de conteúdo: seguro