A Liberdade é relativa

Adoro a liberdade. è um sentimento que inspira, retempera as forças, da alento, nosfaz caminhar... O verso de Cecília Meireles define-a de forma admirável: "Liberdade, esta palavra que o sentimento humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda". A liberdade tem muito a ver com a fé e a esperança.

Mas, infelizmente, uma pergunta não pode calar: a liberdade existe? Há controvérsias. Existe sim, mas ela é realativa. Não existe liberdade total. Ninguém é totalmente livre. Mesmo queseja rico, poderoso, famoso... Sua liberdade sempre será limitada, dependente, restrita, relativa. Todos dependemos uns dos outros. Para quase tudo. Millor dizia, livre pensar, é só pensar. Ninguém vive sozinho, pode morar sozinho, mas vai sempre precisar da ajuda de outros. Pode dcomprar essa ajuda, serviços, produtos, subsistência, mas não gera tudo sozinho. Tem mais, mesmo vivendo isolado, recluso, sem contato com a sociedade, ele necessita do todo, é dependente. Está sujeito a amarras.

A liberdade então é uma ilusão? Não, a liberdade é quase um bem tangível, mas limitado. Em outras opalavras, a liberdade não é azul, nem branca, nem vermelha e nem total, a liberdade é relativa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/12/2015
Código do texto: T5476790
Classificação de conteúdo: seguro