São Paulo, um dos faróis do Brasil

Outro dia, lendo um texto de um escritor recém-chegado ao recanto, algo cutucou-me a memória e chamou-me atenção: a maioria dos escritores(profissionais ou amadores),que conheço neste site, e de outros de literatura, são paulistanos.

Foi a partir desta observação que resolvir "viajar" para São Paulo, pegando o bonde da História (já que ainda não conheço geograficamente),e arrisquei-me a escrever algumas linhas

sobre esta terra que esplêndidamente pulsa no coração do Brasil.Fiz uso do verbo "arriscar", pois é preciso certa coragem e sapiência (coisas que admito que não tenho), para retratar a grandeza de um povo "heróico, e de brado retumbante", que é o povo paulistano.Sim, São Paulo é um estado que pulsa, que quase nunca descansa, sempre gerando trabalho, fontes de renda e contribuindo em muito para o progresso do Brasil.Apesar de retrocessos, o paulistano, pelo menos em sua maioria, sempre prezou pela ordem,pela educação,sabendo ser esta uma das bases para o progresso.

Não subestimando a grandeza e valores dos demais estados do Brasil que tanto amo,constatei que em muitos momentos difícieis de nossa história, o Estado de São Paulo atuou como um verdadeiro farol no Brasil, a indicar-nos um caminho promissor de futuro.

Foi alí, ás margens do Riacho Ipiranga,que o Imperador, D Pedro1, aconsehado pelo paulistano José Bonifácio e outros patriotas ,proclamou a nossa Independencia do domínio de Portugal, Sim, foi a partir dali, que ecoou pelo Brasil afora, os primeiros ecos de nossa independencia.

Foi em São Paulo, que em 1932, um grupo de tenentes militares, levantou contra um Presidente ditador, em defesa dos valores constitucionais ,que este havia suspendido, tão logo chagara ao poder.

Foi alí, que em março de 1964, que 50mil mulheres paulistanas tomaram as ruas da Avenida Paulista, contestando o Governo Goulart, cuja políticas aproximava o Brasil dos ideais comunistas da extinta URSS. Graças a este ato heróico, nosso país foi LIBERTO,através de uma intervenção militar, dos perigos do comunismo, que ameaçavam não só o Brasil, mais a Europa e América Latina, na epóca.

Mais recentemente, muitos jovens patriotas, paulistanos, tem liderado no País uma resistência feroz contra a corrupção e a impunidade nos governos, através do Movimento BRASIL LIVRE.

São Paulo é um celeiro de cabeças pensantes! São impressionantes a gama de escritores e artistas que este Estado produz a cada dia! Entre tantos outros aqui no Recanto,os textos paulistanos são riquíssimos! Eles irradiam cultura! Tem paixão pelo saber! Entre alguns mestres, destaco Jacó Filho, Norma Silveira, e Charles Lima! Também pudera! São Paulo foi o berço da Semana de Arte Moderna,em 1922! Foi através destee evento, que inauguramos o Modernismo no Brasil, uma era de ouro na história da literatura!

São Paulo também faz gools no campo da solidariedade! Na recente tragédia na cidade de Mariana, empresários paulistanos, foram os primeiros a deslocarem toneladas de alimentos e vestes para aquela população carente.

O que explicaria tanto sucesso, desde sua origem? Audácia? o nome de um santo famoso? foco no desenvolvimento sustentável? na busca incansável de conhecimento? Talvez o conjunto de tudo isto!

Atualmente, sabemos que sem a coragem de muitos paulistanos e sua enorme contribuição para com a ordem,o progresso e o desenvolvimento no Brasil, talvez a nossa história tomasse rumos diferentes e mesmos sombrios.

Como brasileiro, orgulho-me da contribuiçao deste estado para a economia, a política e a cultura em nosso País.Embora não o conheça pessoalmente,amo seu povo, sua historia e seu legado!

Ao povo paulistano, aos leitores e escritores recantistas,e aos provedores deste site que tanto amo, dedico a rosa vermelha desta manhã!

Bom dia, São Paulo

Bom dia, Brasil.

ELIAS OLIVEIRA
Enviado por ELIAS OLIVEIRA em 10/12/2015
Reeditado em 10/12/2015
Código do texto: T5475470
Classificação de conteúdo: seguro