O MEDO ATORMENTA

O MEDO ATORMENTA

“Não permitas que a idéia de fracasso anule os créditos de tempo em tuas mãos. Não abandones a certeza de que podes trabalhar e servir, auxiliar e melhorar, renovar e reconstruir. Não digas que a grandeza de Deus te dispensa do bem a realizar. Deus é a luz do Universo, mas podes acender uma vela e clarear o caminho para muita gente dentro da noite”. Os aspectos fundamentais da vida, as situações de desconforto da população são contadas nas páginas homéricas dos jornais da cidade, em situações atenuantes ou agravantes conforme os fatos delituosos praticados pela sociedade ansiosa, deprimida pelo sofrimento, pela miséria ou pela fome. A cada dia que passa novos valores são formados, uns bons outros maus, e assim de passo em passo caminha a humanidade em busca da felicidade, mas os contratempos podem arruinar os planos traçados por uma determinada classe e levá-la ao desespero e a prática de atos desabonadores, que irá prejudicar a outrem formando um elo de dispersão daqueles que planejaram o bem e se deixaram levar pelo mal. São fatos rotineiros de um País que sofre os males da corrupção, da violência e falta de amor ao próximo. São aqueles que só pensam em si em detrimento de outros. De atos e fatos caminha o ser humano cada um com seu fardo, pesado ou não, o julgamento foge a nossa competência. Dilema na saúde: “Dengue infesta 91% dos bairros da capital e autoridades apontam imóveis fechados como um dos principais criadouros do Aedes aegypti”. Discordamos em parte, pois a falta de providência no tempo certo deixou para todos nós esse legado triste e assombroso. Como pode um simples mosquito massacrar as autoridades que cuidam ou zelam pela saúde da população? Falta de vontade política seria a desculpa mais concreta. Nessa hora, a educação da população não pode ser execrada dos planejamentos da prefeitura, que quer o povo saudável e tranqüilo. Preso o sexto PM envolvido com grupo de extermínio, trata-se do cabo PM Raimundo Josevane Pinheiro de Oliveira, que se encontra recolhido ao presídio militar, sua prisão foi decretada pela justiça. Senhor Comandante vamos fazer uma varredura geral nos quadros de nossa briosa Polícia Militar, pois a Instituição não merece ser enlameada por integrantes que denigrem a sua imagem sesquicentenária perante a sociedade. Mãos à obra. Passagens interestaduais vão sofrer aumento de 4,8%, nesses imbróglios quem sofre é o povão, visto que o reajuste salarial dos barnabés estaduais foi de 3,55 %, injusta medida. Transposição do Rio São Francisco provoca indenização e o responsável pelos pagamentos é o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas).

Carros – bombas - encontrados em Londres são mais ações terroristas que irão amedrontar o povo inglês e o mundo. Infra-Estrutura das ZPES - começa a ser implantada no Porto do Pecém no estado do Ceará. Restaurantes e hotéis se preparam para a alta estação, mas setor está pessimista. Acidente na Br/116 mata 1 e deixa 2 feridos. Aliados do governo criticam segurança pelo aumento da violência – senhores deputados à segurança é dever de todos nós. Tucanos sugerem seu afastamento do secretário de turismo da prefeitura de Fortaleza, caso réveillon em evidência. Quintanilha responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). O novo presidente do Conselho de Ética é acusado de crime contra a ordem tributária, ele nega. Na realidade os envolvidos em falcatruas são verdadeiros santinhos. Lula convida ministros para “Arraia do Torto”, quem será o chefe da “quadrilha” junina. É proibido no “arraiá” falar nada de Renan, somente “alavantu e anarriê”. Transposição de águas – justiça ordena reintegração de posse. O Dnocs começou a indenizar as terras e dispõe de R% 59 milhões para atender aos proprietários. São Paulo quer proibir a venda de uniformes policiais para evitar ou diminuir assaltos. Outros órgãos serão abrangidos pela medida. Nesse caso a corporação terá que comprar o uniforme de seus integrantes. Organizações das Nações Unidas (ONU) compara o Rio de Janeiro com a Faixa de Gaza, tiros e mortes são considerados fatos normais. Existe uma brutal diferença: No rio de Janeiro o vilão é o tráfico de drogas na Faixa de Gaza o ideal é outro, o aspecto religioso e a possessão de terras. Prazo para regularizar armas é ampliado. Brinquedo perigoso e assassino, pipas provocam acidentes e até mortes por degola devido ao cerol que as crianças passam nas linhas de empinar as pipas. Funasa (Fundação Nacional de saúde) vai investir em saneamento ambiental, R$ 31 milhões já foram investidos. São João e São Pedro festas tradicionais movimentam todo o Estado. Acusados de pedofilia depõem perante juíza, dentista e seus cúmplices foram ouvidos em uma audiência a portas fechadas. Todos continuam presos. Acidentes de veículos causam mortes na capital fortalezense, bandido potiguar capturado em Icapuí, interior do Estado. Artesanato cearense em alta. Sentenças: Justiça condena 11 por assalto ao Banco central. As penas variam de 3 a 53 anos de prisão. Os grandes articulares do assalto ao Banco Central, o maior do país encontram-se foragidos, Paulo Sérgio e Alemão sumiram e a busca continua. José Rainha é condenado à prisão pela terceira vez em São Paulo. A primeira foi por porte ilegal de arma e a outra por incêndio e furto qualificado. Violência no morro do Alemão no Rio de janeiro impede as crianças de freqüentarem as escolas, diz Unicef. Acusados pela morte do garoto João Hélio são denunciados por roubos. Annan alerta que País deve reduzir emissão de gases, excelente medida que alegra kofi Annan secretário geral da ONU.

Rio e são Paulo querem o trem bala. Senhores - chega de balas deixa esse trem de lado e prepara as coisas como diz o bom mineiro. STF registra um aumento de 73% nos julgamentos nos seis primeiros meses do ano. Governo do Estado tenta decolar, mas as dificuldades são gritantes e haja complicações na área da segurança, da saúde e da educação. O que foi prometido em campanha política está difícil de sair, pois nos tempos de hoje nem santo acredita em promessas. Prometer é fácil cumprir é muito difícil. E haja cobrança por parte da população. “Quando a noite se adensa no caminho, envolvendo todos os ângulos do espaço, uma vela acesa tem o esplendor de uma estrela que descesse do Céu para varrer na Terra a força negativa da escuridão, ou quiçá da corrupção”. Aspiras a vencer e vencerás, mas lembra-te que vencer sem abrir os caminhos da vitória para os outros é avançar para o tédio da inutilidade sob o frio da solidão. Os políticos sagazes têm nos proporcionado essa estranha solidão.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/06/2007
Código do texto: T547474
Classificação de conteúdo: seguro