AS DIFICULDADES EXIGEM OS NOSSOS EXFORÇOS DE SUPERAÇÃO...

Em dezembro de 1966, após oito anos de trabalhos numa instituição bancária fomos demitidos do nosso primeiro emprego de carteira assinada; os nossos ganhos não ultrapassavam a um salário mínimo e meio; que equivalem hoje a aproximadamente oitocentos e dez reais; estes valores seriam diminuídos, em funções dos descontos obrigatórios... *

Pagávamos aluguel, o Contrato estipulava que o valor seria sempre o equivalente a um terço do salário mínimo vigente, - atualizados hoje seriam o equivalente a cento e oitenta reais. - portanto teríamos que nos adequar a um orçamento praticamente a um salário mínimo ao mês; que convenhamos não era tarefa fácil com um casal que já tinha uma filha...

Em 1967, nasce a segunda filha; executávamos algumas cobranças mensais, cujas comissões nos davam os valores mínimos para nossas despesas; felizmente já não tínhamos o compromisso do aluguel; na casa anexa a uma instituição que residíamos nos ofertava gratuitamente a moradia, luz, água em troca de algumas atribuições que ofertávamos a Instituição. Em 1970, fomos agraciados com a chegada de nossa terceira filha; então numa situação mais tranqüila, pois tínhamos conseguido um novo emprego, - 1968. - com os devidos direitos trabalhistas. Vendedor Propagandista, - vendas e propaganda junto à classe médica. - em janeiro do ano seguinte, - em nova Empresa, com as mesmas atribuições. - quis a Bondade Divina que abrissem novos caminhos que viriam de encontro a suprirem nossas necessidades; a casa própria, o primeiro carro, - que na realidade, para quem atua em atividades externas, se constitui numa importante ferramenta de trabalho; quase que indispensável... -

Em 1972, nesta mesma Empresa foi nos dado a condição de sermos sócios, não mais na condição de empregado, mas sim de empregador; muito embora continuássemos a ser comissionados, durante certo tempo houve um Pró-labore, que melhorava substancialmente nossos proventos; que facilitou as aquisições do que mencionamos acima...

Em 1984, novo desafio, seria testado em dirigir nossa própria Empresa; que o fizemos dignamente, apesar de inúmeros Planos Econômicos; até 1998, quando interrompemos suas atividades, embora em extremas dificuldades financeiras, nem por isto deixamos de honrar todos os compromissos assumidos...

Estas “Reminiscências” visam tão somente lembrar que as dificuldades são desafios inerentes à vida de cada um; em que em muitas ocasiões é preciso analisar, ponderar, mesmo diante das vicissitudes, se haverá caminhos alternativos que venham de encontro as nossas necessidades; quantas vezes já não gastamos além do que ganhamos? E, em muitas ocasiões esta atitude, vem em detrimento de nossa própria paz interior; acumulando-nos de problemas e preocupações; fazendo de nosso dia-a-dia uma esteira de infindáveis preocupações... Talvez se tivéssemos optado por um melhor planejamento orçamentário, as preocupações de hoje que nos afligem, poderiam em grande parte serem evitadas; não esmorecer diante disto é o melhor caminho e lutar tenazmente para que as preocupações de agora, sejam superadas, em forma de mais um aprendizado, que nos darão uma melhor condição em futuras opções; que jamais possam interferir em detrimento de nossa paz íntima, pois o ter jamais deve estar além do ser... Curitiba, 16 de fevereiro de 2011-Reminiscências do Cotidiano - Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net *Hoje é 09 de dezembro de 2015, os valores teriam que ser corridos.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 09/12/2015
Código do texto: T5474719
Classificação de conteúdo: seguro