Honra

Há duas frases sobre a honra que nunca esqueci: "A honra é a poesia do dever" e "Pouca coisa se perde quando não se perde a honra". Só não sei precisar com certeza os nomes dos autores, a primeira, salvo engano, seria de Alfred de Musset, e a segunda, do General Leclerc.

É delas que recordo quando vejo o festival geral e irrestrito de promiscuidade, não só na política, mas também na sociedade. Não há mais quase resquício da virtude da honra. Há até canalhas que desdenham dela. Dia desses um cara ousou dizer que era necessário haver um mínimo de honra, mas foi logo contraditado por um canalha que debochou dizendo que com honra ninguém compra nrm um quilo de feijão.

Sou de um tempo, refiro-me a minha juventude, que a palavra empenhadqa era sagrada. As pessoas cultivavam o sentimento da honra. Havia as exceções,claro, mas a honra era respeitada. Um sujeito, por exemplo, que mudava de partido era execrado. Mas pior acontecia com quem não honrava a sua palavra. Ficava desmoralizado.

Era um tempo de tabus e preconceitos, de muita ignorância, mas havia dignidade, car´qater, honra. Hoje os valores morais foram para o beleléu. Honra, hoje, é fruta braba. Infelizmente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/12/2015
Código do texto: T5473292
Classificação de conteúdo: seguro