Mundinho

Fico pensando com os meus botões: será que existe alguém mais matuto que eu? lém da falta de instrução, sou um completo provinciano. Não conheço o Brasil e nada do estrangeiro. Para anão dizer que não sou totalmente zero nesse particular, passei 15 dias em Salvador e alguns mesesem Fortaleza (fazendo cursos no BNB). Só. Não conheço mais nada, além, claro, de parte do Recife (não conheço todo) e algumas cidades do interior. Conhecer mesmo só conhelço Pesqueira e Arcoverde, esta última mudou muito e já estou estranhando-a. Resumindo: sou um matuto do beição (tenho mesmo o beição, desde jovem, podem conferir na foto). Sou alguém que vive restrito ao seu mundinho particular, um caçador de ticacas.

E, no entanto, conheço quase todo o mundo pelos livros. Às vezes surpreendo pessoas que viajam constantemente ao exterior, falando sobre a história, pontos pitorescos, aspectos da vida das grandes cidades. Tudo tirado dos livros, corrijo até descrições feitas por essas pessoas, como detalhes do Vaticano, é que li todos os livros de Dan Brown. Dia desses, logo depois dos atentados em Paris, alguns amigos estavam dizendo que as pessoas na capital francesa enfeitaram as casas com exemplares do livro de Hemingway, "Paris é uma Festa", emque ele descreve a cidade na decada de 20. Estranharam o fato, não conheciam o livro,então eu contei um resumo de algumas das histórias, aconselhando-os a ler esse livro antes de ir novamente a Paris. É que muitas pessoas viajam a países estrangeiros mas completamente por fora da cultura desses lugares. Resultado, não compreendem bem certos aspectos, costumes, peculiaridades. São cosmopolitas matutos. Por quê? Porque vêem com os os olhos e lambem com a testa.

No mais, hermanos, este matuto do beição pé muito feliz no seu mundinho. Seria ainda mais se não fiosse a asma e a falta de dinheiro, mas vai levando como Deus quer. Matuto é assim, não abandona a esperança que é o sonho do homem acordado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/12/2015
Código do texto: T5470667
Classificação de conteúdo: seguro