Serão os políticos psicopatas?

No convívio social, em lugares e posições insuspeitas e bem perto de nós encontramos (e muitas vezes dependemos delas) essas criaturas insanas, porém inteligentes e carismáticas que possuem distúrbios que os leva a priorizar quase que absolutamente, irreveláveis intensões. Uma pergunta que me faço sempre que vejo o embate entre os interesses dos políticos e os do cidadão: “Serão os políticos psicopatas?”. Bem, sabe-se que uma característica desse tipo de anomalia psíquica é incapacidade de fazer empatias. Sabe-se também que para atingir seus objetivos, essas criaturas manipulam suas pretensas presas utilizando-se do conhecimento que possuem das fraquezas dessas. É corriqueiro vê-se presente nos vilões dos folhetins maquinações engenhosas e ardis impiedosos com fins de galgarem ao poder e continuarem comandando os destinos dos outros custe o que custar. Certamente existem outras características que aproximam esses dois gêneros de personagens (políticos e vilões de folhetim) porém, dado ao meu grau de amadorismo no assunto, não saberia listar. Estaríamos nós nas mãos de psicopatas? Insanas, maquiavélicas e inconsequente criaturas sem alma? Ambiciosas entidades desprovidas dos valores reais de uma sociedade civilizada? Seria o nosso país uma pirâmide cujo topo irradiador de comandos seja composto da irreverência dessa trupe mentecapta? Não quero crer que a mesma ambição que faz o homem lutar para sobreviver, melhorar de vida e crescer com seus esforço e talento sirva para explicar as deslavadas e inconsequentes atitudes de quem já superou as fases que os fizeram enriquecer. Pelo que vemos, a endemia pegajosa que irradiam sobre a nação parece ter transformado em zumbis muitos que fariam diferença e atrofiado a sua capacidade de distingui-los banalizando as gravidades e igualando dementes e sãos como uma febre apocalíptica da solução final. Que Deus tenha piedade de nós.