“POLITIKOS”


O que pensar dos nossos políticos? Há alguma salvação para eles? E para nós? Podemos ficar sem essa “persona” na sociedade atualmente? Eu, sinceramente não sei. Sei que me irritam muito.De onde veio esse nome? Qual sua origem e o que significava na origem? Vejamos:

A palavra político vem do grego “politikos”, que significa “cívico”. Mas o termo “politikos” surgiu de outra, a  “polites” ,que significa “ cidadão”, que se originou de “polis” que quer dizer “cidade”. Nossa que rede, Não é a de Marina, não!

Porisso os politikos eram os que se dedicavam à organização e cuidado da polis, da cidade e do bem comum estava acima de qualquer bem pessoal.Eram os cândidos... sem mácula... paraesse mister, de ser político.

Com o latim o termo ingressou no ocidente, primeiro com uma conotação basicamente pejorativa – politiciam que se equipara ao que hoje chamamos de politiqueiro, aquele que gostava de intrigas, no século XVI, para os ingleses. Não é isso para nós atualmente o politiqueiro, o que faz politicagem? Ele é o antigo politician

Mas a partir do século XVII passou a significar homem público, o que defende os interesses do povo, e representando os partidos na formação do governo.

Lá pelo anos 1800, o termo volta a ter o significado grego de estadista, homem que cuida do povo, da cidade, íntegro, um sentido mais bonito e agradável. Elogioso.

Aqui no Brasil dá vergonha alguns do cenário político. São politiqueiros de última categoria, a mais baixa, a ralé das ralés. Pensam primeiro, neles...Segundo, neles. Terceiro... e em milésimo... NELES. E e assim se sobrar espaço pensam em alguém diferente, na nação, por exemplo.

Estamos assistindo  aessa vergonha no Brasil e precisamos mostrar nossa força, porque esses politiqueiros estão sempre de plantão esperando para nos dar o próximo bote. Escondemos nossa força. Temos medo dela. E eles não têm medo de exibi-la com todo a falácia de que são capazes. Estamos insatisfeitos. Então o que fazer? Arregaçar as mangas e agir. Gritar.Sacudir esse manto negro que nos cobre de vergonha, de sofrimento.

Esses políticos que nos arrasaram devem deixar esse espaço que enlamearam com tudo de ruim. Coloquemos outro. Se não fizerem o que NÓS  queremos, eles devem sair também , até que saibam se comportar e se conduzir dentro da ética, porque  é preciso acabar com essa ideia que no Brasil ninguém presta, que são todos corruptos. Por Deus não podemos deixar que falem isso de nós. Eu não sou corrupta embora carregue comigo um trem imenso de defeitos. Mas não pode ser motivo de desculpas para que façam o que fizeram e saiam impunes, leves e soltos e a gente ainda vire réu.. Que é isso?

Precisamos encontrar os políticos estadistas, honestos, porque eles existem. Em algum lugar existem. É questão de tempo. Até porque do jeito que a situação está posta, quem é o homem honrado que quer se envolver com a política? Fogem como o diabo da cruz. E aí o espaço fica para os politiqueiros, porque eles não têm mesmo nada a perder. Vergonha para eles não existe. Moral passou longe deles. Amor? Só aos bilhões que podem arrancar dos impostos dos pobres, que infelizmente é moeda de troca para ordinários politiqueiros.

O pobre com sua síndrome de vítima de sempre e de todos, adora ser vitimizado e cai em qualquer esparrela que lhe apresentem. Veja Lula que hoje em dia é um dos maiores bilionários e ainda faz discurso de vítima social e da pobreza, do analfabetismo. E com todo o dinheiro nunca quis estudar. Pra quê?

E é com esse discurso de vítima, pelos  pobres que está lutando para não cair nas pesquisas de intenção de voto. E está arrastando uma massa de manobra, um exército de incapazes de pensar que estão sendo usados.

Para o Brasil com os políticos que temos está difícil. Vamos pela tentativa do acerto e do erro. Não há outro jeito. Embora eu acredite que depois dessa surra, os políticos e os empresários que fizeram jogo duplo vão pensar um pouco antes de agir, pois ainda existe alguém que resiste e enfrenta, JUÍZ SERGIO MORO, não apenas mero moro, mas JUIZ MOROE SUA EQUIPE  com todas as letras maiúsculas. Pode até não dar em nada essa investigação. Mas ele tentou e enfrentou um grupo enorme e poderoso. Deu Exemplo de as coisas podem, sim, mudar, ser diferente e para melhor.
 
MVA
Enviado por MVA em 04/12/2015
Reeditado em 04/12/2015
Código do texto: T5470100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.