EDUCAÇÃO INTEGRAL GERADOURA DAS MUDANÇAS...

Estas palavras têm mais destaque nos meses que antecedem as eleições, independente de seus níveis. Não estão fora de moda e incansavelmente são repetidas, algumas foram até mencionadas, quando o país, na profícua era Vargas, implantou o primeiro salário mínimo; as que sempre são pronunciadas; talvez não exatamente nesta sequência: moradia, educação, saúde, trabalho, lazer e ultimamente esta tem especial destaque: segurança; esta última com ênfase dos políticos e parte da própria população...

O estado deve exercer o papel de moderador, para que estas palavras tão abrangentes, que representam simbolicamente aspirações, visando uma sociedade mais justa e solidária, possam ser alcançadas pela grande maioria da população; sem as idéias utópicas de uma igualdade absoluta, implantado por regime político durante sete décadas e que não deu certo e ruiu com a queda do muro de Berlin em 1.989, e que causou enorme frustração, para aqueles brasileiros que direcionaram suas vidas acreditando nesta utopia; pressupondo que temos somente uma vida, principia quando “nascemos” e se extingui quando “morremos”...

Somos iguais em nossas origens, em direitos e deveres, porém, não igualitários nas vivências reencarnatórias, que somaram valores, um mais do que o outro; motivo pelos quais cada um expressa o seu nível de ser, consoante com suas aquisições eternas; refletindo, sobremaneira nos seus atos atuais...

Com certeza, se, a educação primar tão somente pela intelectualidade, e que os indispensáveis atributos da moral não sejam associados; será uma educação dúbia, incompleta e a sociedade sofre com isto, constitui num “entrave” que dificultam a própria ação do governo, quando são levados a se preocuparem com alguns de seus auxiliares diretos em procedimentos em que há fortes evidências, em que a honestidade ainda não foi incorporada em seus atos; estas atitudes dificultam a governabilidade; lesam recursos que poderiam ser direcionados para que já tivéssemos, por exemplo, uma saúde pública com um melhor atendimento...

Provando que quando falamos em educação consciente: intelecto e moral; terá um reflexo na criança de hoje e no cidadão de amanhã; com mais consciência ética de seus procedimentos, em atividade que venha a exercer, o fará com honestidade, honradez; em todos os seus atos; primarão sempre pela ética, portando não haveria espaço para o enriquecimento ilícito, em que hoje se constitui em “tormento” para os que têm à árdua incumbência de comandar o destino da Nação, com justiça e coerência em suas atitudes; além da complexidade da economia globalizada, e as sucessivas crises econômicas externas; preocupar-se com a honestidade de seus comandados; o que não deixa de se uma situação constrange doura...

É preciso romper estas “barreiras” que aprisionam e não libertam, para que já tivéssemos alcançados os efetivos valores, que tornariam, bem mais fácil a administração do próprio estado; parte dos impostos arrecadados em todos os níveis, em setores que hoje estão dando sinal de suas carências; e a saúde pública está em permanente destaque. Em próxima oportunidade, iremos evidenciar nossa própria experiência...

Curitiba, 01 de setembro de 2.011 - Reflexões do Cotidiano – Saul Hoje é 04 de novembro de 2015 http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 04/12/2015
Código do texto: T5470014
Classificação de conteúdo: seguro