Depressão - O mal do século

Em meados dos anos 90, depois de um trabalho exaustivo, entrei numa depressão muito grande. Não comia, não dormia e chorava. Não tinha forças para pensar com coerência e chorava, chorava muito, sem nenhum motivo. Não enxergava o tal do amanhã e tinha muita angústia quando a noite caía. Não conseguia rezar, acho que na verdade não tinha forças para buscar o amor do meu Pai e isso me deixava ainda pior. Imagina não conseguir falar com Deus no momento em que a gente mais precisa Dele! Isso era uma tortura! Quando não consegui mais nem ir ao trabalho, minha tia me levou a um médico e chorando muito, eu tentava explicar a ele o que estava acontecendo comigo e tudo que sentia, até que contei da minha angústia por não conseguir rezar. Ele ouviu tudo, calado, pacientemente e então me disse:

_ Izis, o que você tem é depressão. Vou lhe passar alguns medicamentos e um suplemento alimentar, que começarão a fazer efeito em poucos dias, mas você já dormirá melhor hoje mesmo. Tome o suplemento até sem vontade. Quanto ao fato de você não conseguir rezar, não se torture por isso. Quando estamos muito fracos é normal não rezarmos, assim como não dormimos e nem queremos comer. Nesta hora as pessoas que nos amam cuidam da gente, assim como sua tia está fazendo com você e também rezam por nós, para que Deus nos fortaleça, nos coloque de pé, para só então caminharmos com nossas próprias pernas em direção à Ele. ‘É preciso estar forte pra buscar a Deus”

Na hora ouvi tudo e simplesmente aceitei, sem questionar. Minha família estava toda envolvida com a minha doença e sei que rezavam por mim. E fui me levantando a cada dia um pouquinho. Mas esta frase que ele me disse me deixou encucada. Pensei muito nela e concluí: Realmente, quando estamos deprimidos, não temos força pra buscar a Deus. Em qualquer outra doença conseguimos falar com o Pai, pedir nossa cura, mas a Depressão não nos permite isso. Ela nos enfraquece a esse ponto então temos de rezar por todos aqueles que sabemos que estão passando por este momento. Devemos pedir a Deus que fortaleça nossos amores, para continuarmos caminhando junto em nossa fé!

Anos depois voltei ao consultório desse médico com um cálculo renal, que me fazia retorcer de dor. Ele me perguntou?

_Izis, o que você prefere, uma cólica renal ou uma Depressão?

Respondi imediatamente:

_Tem aí mais algumas pedras para eu engolir?

Rezemos por quem amamos:

Eu creio Senhor, que sois Deus todo poderoso, Criador do céu e da terra. Eu creio em Jesus Cristo, Salvador de todo gênero humano. Eu creio no Divino Espírito Santo, Santificador. Senhor, hoje pedimos a graça da libertação da depressão por nós e por aqueles cujos nomes neste momentos lembramos (diga os nomes). Em nome de Jesus, liberta-me Senhor da depressão, em nome de Jesus, liberta-me da angustia, em nome de Jesus, liberta-me da ansiedade Senhor. Que o teu poder libertador, livre e liberte o espírito da depressão, retire todas as amarras e todas as formas de manifestação da angústia. Cure Senhor onde esse mal se instalou, arranque pela raiz esse problema, cure as lembranças dolorosas, os traumas, ressentimentos, marcas negativas.

Senhor Deus que a alegria transborde profundamente em todo meu ser. Com Teu poder e em nome de Jesus, refaça toda minha história, meu passado, meu presente. Livra-me de todo mal e que nos momentos de solidão, de descaso, de rejeição, eu seja curado e libertado na Tua presença. Eu renuncio no poder libertador de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao medo, a incerteza, a desesperança e me apego em Teu poder Senhor, em Tua graça e em Tua bênção.

Dê-me Senhor a graça da libertação da depressão.

Dê-me Senhor a graça da libertação da angustia.

Dê-me Senhor a graça da libertação da ansiedade.

Amém.

“O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso cajado são o meu amparo” (Salmo 22/23).

Acredite: “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME DÁ FORÇAS!”. (Filipenses 3, 14)

Izis Lima
Enviado por Izis Lima em 03/12/2015
Código do texto: T5468664
Classificação de conteúdo: seguro