POUCOS SEGUNDOS FAZEM A “DIFERENÇA”...

São 06h10min minutos da manhã, * do “novo” horário, acabamos de adiantar os relógios agora, porém, já há alguns dias temos nos recolhido mais cedo, para que o organismo se “acostume” com o horário de verão, que vai terminar no dia 16 de fevereiro, quando completará quase quatro meses; os governantes argumentam que a economia de energia elétrica ficará em torno de 5%, o que compensará todo o nosso “esforço”...

Ontem à tarde saímos com a esposa à casa de nosso neto, - Luiz Fernando - sua esposa estava fazendo aniversário, o filhinho do casal, - Davi, nosso bisneto. - completará dois anos em dezembro; o pai está se recuperando de uma cirurgia e está recebendo o Auxílio Desemprego, mas temos certeza que em breve há de conseguir um novo emprego.

O casal reside num conjunto habitacional na Fazenda Rio Grande, município próximo a Curitiba; - um pouco mais de 40 km - normalmente vamos com um carro somente, nosso genro e uma das filhas nos acompanham, ontem cada um foi com o seu próprio veículo; os dois netos Lucas e Rafael, preferiram ir com os avôs, para “sentirem o carro novo. - devido não sairmos em horários idênticos; quando vamos com um só veículo, conduzimos na ida e ele na volta...

Foram momentos agradáveis, os genitores de sua esposa e um irmão também vieram, - moram em Ponta Grossa. - nosso genro Davi e filha Marylene, com os seus dois filhos, somente faltou à filha mais nova, com o esposo e o casal de gêmeos, que por outros compromissos não puderam comparecer...

Por volta de 06h30min minutos, nos despedimos; há alguns km até chegarmos a BR 116, - Régis Bitencourt. - Foi inaugurada nos últimos anos da década de 50 no governo JK, há mais ou menos 56 anos, se comparamos o grande aumento de veículos que transitam hoje, há muito tempo que já deveria ter a segunda pista; após quase seis décadas, recentemente foi entregue a uma concessionária, com os costumeiros “pedágios”, com as naturais queixas dos usuários, pois se sentem duplamente “penalizados”, pois há as taxas do DETRAN; ao se colocar o combustível no veículo, há um “acréscimo” de 25% do CIDE*; - Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico, criado por um decreto Lei número 10.336, em 19 de dezembro de 2.001, pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso. - 71% vão para União e 29% para os municípios; em que diz claramente que parte destes recursos deve ser aplicada na INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES... - a concessionária esta fazendo a duplicação aos poucos, há trechos que já estão prontos, e outros pontos retornam a pista única, o que torna devagar e “confuso” o trânsito; quando se chega à entrada acesso ao conjunto habitacional é trecho de pista simples, que exige atenção redobrada de quem dirige; olhamos a pista do nosso lado esquerdo, esperando para cruzar a pista, para entrarmos no retorno a nossa frente, por um lapso de segundos, deixamos de olhar a nossa direita, - ao vermos o retorno em frente “deduzimos”, que já havia outra pista; quando vimos um veículo em altíssima velocidade e instintivamente freia mos! Passou rente a nossa frente, em fração de segundos que fatal acidente não aconteceu, pois bateria no meio de nosso carro e com certeza não estaríamos hoje escrevendo nossas habituais Reflexões do Cotidiano; por alguns segundo ficamos “desligados” desta dimensão, e aos poucos vamos agradecendo a Deus, pois com certeza não tinha chegado a nossa “hora...

Ao mesmo tempo tudo isto nos faz refletir, quantos acidentes poderiam ser evitados, se os nossos governantes fossem mais ágeis em suas decisões, tendo prioridades em seus gastos, pois se no passado se fez uma opção pelo transporte rodoviário, - governo JK - já deveríamos ter rodovias que dessem segurança aos seus usuários, mas esta, infelizmente não é a nossa realidade para grande maioria de nossas rodovias, e o país é quase um “campeão” por mortes trânsito, - mais de 40 mil vítimas anuais. Não deixa der ser uma triste estatística que muito nos entristece, e que é preciso urgentemente reverter, com rodovias mais seguras, - pistas duplas. - maior consciência de quem dirige, obedecendo as leis do trânsito, cujo excesso de velocidade e rodovias precárias é as causas maiores dos dramas que se repetem diariamente como se estivemos numa “guerra” sem fim...

*Números da Wikepédia

Curitiba, 20 de outubro de 2.013 - Reflexões do Cotidiano - Saul

*Hoje é 02 de dezembro de 2015.

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 02/12/2015
Código do texto: T5467600
Classificação de conteúdo: seguro