Presépio, árvores, verdadeiros símbolos                          materiais do Natal...

     Ontem passeando pela cidade, procurando algumas lembrancinhas para dar algumas pessoas, o que mais vi foi o papai Noel.
     Para os comerciantes até parece que é o único símbolo do natal. Mas analisando bem, amo analisar. O papai Noel é o maior chamativo de clientes por ser a fantasia da criança.
     É ele que pega a criança no colo, para tirar fotos, enfeitam dinamicamente o mês de dezembro...
Por outro lado, o presépio muitas vezes é esquecido, mas é ele que representa o nascimento do Menino Jesus.

     Muitos dirão, mas é imagem. E o que é imagem senão a foto de alguma pose, ou pessoa que já passou. Imagem é um pedaço de vivência, é lembrança, que aponta um acontecido.
     Muitas pessoas acham que os católicos são adoradores de barro, tenho piedade destas pessoas preconceituosas, que acham que ter uma lembrança como uma imagem é adoração de “barro”. Imagem é como uma foto de um ente que já viveu aqui na terra conosco e fez algum bem para a humanidade, ou seja, a representação de alguém em barro, papel, de uma pessoa.
     O ser humano necessita dos arquétipos para sua psique. A bíblia também é como a imagem, tem gente que adora a sua bíblia, mas nem a pega para ler...Esquecem dos sagrados ensinamentos, que foram escritos também por mãos de entes que habitaram na terra, e já foi muito modificada, conforme a intenção e condução de governantes...
     Tenho em minha casa seis presépios, e tenho vontade de ter mais. Coloco-os debaixo da árvore que representa vida e prosperidade, árvore também é uma imagem, basta fotografar e transforma-la em foto.
     De qualquer forma, temos pelo menos um mês para buscar um pouco mais de solidariedade, doar um jantar, um par de roupas, etc. Aqui em casa fazemos uma cestinha de natal, para os garis, o carteiro, jornaleiro, o leitor da água e da luz e para a senhora que limpa minha casa quinzenalmente. Doamos também para uma criança de um ONG ou outra pessoa que faz coleta para brindar as crianças pobres do bairro.
     Para mim natal é um mês triste e ao mesmo tempo especial. De qualquer forma um mes de melancolia e refletirmos mais sobre as adversidades que há no planeta terra. Tantos assuntos pendentes para reflexão...

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 02/12/2015
Código do texto: T5467586
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.