Inveja

Não sou contra a ambição positiva, o desejo da pessoa de ascender na vida. É natural. Sem isso não teria havido o progresso. Há também a inveja positiva. Refiro-me àqueles que admiram o feito de um terceiro e se esforçam para realizar o mesmo. É compreensível e até elogiável.

O que acho abominável é a inveja negativa e doentia, é alguém ficar roendo, se consumindo, incomodado, revoltado, frustrado e até, pasmem, rogando pragas a quem vence e progride na vida. Frei Luis de Sousa dizia: "Assim como o ferro se consome com a ferrugem, o invejoso se consome com a inveja". Li também num antigo Almanaque do Biotônico um ditado oriental: "O invejoso adoece quando o vizinho passa bem".

A inveja doentia é um sentimento que detona a alma do invejoso, é um defeito abjeto. Faz comque se transforme numa cobra venenosa, se arraste sorrateiramente pelo chão para dar o bote em quem faz sucesso ou vence na vida.

Uma coisa é se condenar e repudiar os que vencem ou se arrumam na vida ilicitamente, derrubando o próximo, roubando, usando meios execráveis. Outra coisa é você invejar gratuitamente e maleficamente os que vencem por seus próprios esforços e talentos. A inveja doentia turva a mente, gela o coraçãoe aniquila o invejoso, transformando-o numk ser abjeto, execrável, pernicioso. Uma excrescência de gente. Esse tipo de inveja causa os maiores males na sociedade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/12/2015
Código do texto: T5467562
Classificação de conteúdo: seguro