Reminiscências

Durante os anos 90, talvez 97, assisti a uma revelação estranhíssima em um programa de TV, na GNT. Tratava-se de um programa semanal sobre informática, acho que nesse dia o apresentador explicou, também, porque era impossível uma impressora/fax/copiadora, dúvida que eu tinha.

A grande surpresa, deixada para o final, após sucessivas chamadas sensacionalistas, foi a revelação de um programa de computador estranhíssimo, ultrassecreto, desenvolvido por uma suposta subsidiária da CIA, (acredito que NSA). Apesar de pouquíssimas informações, o apresentador se referia a um suposto programa de espionagem capaz de interceptar mensagens trocadas pela internet. Palavras como “bomba” entremeadas em mensagens, disparariam um alerta, fazendo com que um sistema de triagem recolhesse a mensagem para análise. O serviço de espionagem teria como alvo principal o terrorismo. Lembro claramente da referência à palavra “bomba”, também lembro com clareza de referência à CIA, mas não garanto que fossem NSA as letras da subsidiária aventada em tom conspiratório e revelador.

Tudo isso, aliás, foi revelado como um enorme furo de reportagem, embora as informações, ínfimas, se resumissem a isso: a existência de um programa de espionagem capaz de triar determinados tópicos, e de uma agência secreta negada pelo governo.

Minha primeira impressão foi de descrença. Tentei imaginar como um programa de computador poderia identificar tais informações, não consegui. O apresentador do programa de TV especializado em informática tratou de centrar fogo nessa objeção. Disse não ter a menor ideia de como tal coisa podia ser feita, mas insistiu ter informações seguras do fato. Insistiu em ambas as coisas, aliás, na incapacidade de imaginar a consecução de tal programa, e na confirmação testemunhal segura de sua existência.

A ênfase do apresentador me confundiu, fiquei apreensivo com a possibilidade inconcebível para mim.

Nunca mais vi referências ao tema que ficou gravado em minha memória, mas uns anos depois surgiu o google, que me confirmou a possibilidade de existência do referido programa.