Padre Ciclista

Hoje está na moda o cliclismo, estão construindo até ciclovias. Mas ontem também havia os adeptos desse esporte - e muitos, inclsuive nas cidades do interior. Era no tempo das famosas bicicleyas Philips e Raleight. Não eram sofisticadas quanto as de hioje, mas com certeza eram melhores e mais seguras. Detalhe: há duas coisas na vida que a gente não desaprende nunca: transar e andar de bicicleta.

Mas vamos deixar esse reclame de bicletas de lado para contar um causa sobre elas acontecido nos anos dourados numa cidade progressita do sertão érnambucano.

Nela havia dois padres, um mais velho e outro mais mioço, se davam muoto bem, o mais velho sempre aconselhando o mais moço. Os dois gostavam muito de andar de bicleta. O mais velho numa Philips e mais novo numa Raleight. Saiam logo cedo, mas nunca seguiam a mesma rota, mas sempre se encontravam na fgrente da Matriz, ionde vizinho havia a Casa Paróquial, a residência deles. Certo dia, o padre mais velho vinha cgegando da sua marotona matinal de bicleta quando avistou o colega vindo a pé. Estranhou, quando ele se aprominou perguntou: "Que aconteceu, irmão, não me diga que furou o pneu da sua Raleight!". O padre mais moço triste, ele cuidava mais da sua bicleta do que de muita coisa na Igreja, disse: - Nem te conto, irmão, acho que roubaram a minha bicicleta, devo ter deixado ela encpstada no muro da Casa Paroquial e um ladrão roubou". O mais velho que conhecia toda a cidade, até os desonestos, disse que havia um meio de descobrir o ladrão. Disse: "Olhe há um jeito de descobrir quem roubou sua bicleta. No sermão da missa de domingo, depois de amanhã, você fale sobre os dez mandamentos, saia enumerando-os, comentando-os, e quando chegar no sétimo você grita em alto e bom som o "não roubarás!", as pessoas com o grito vão ficar surpresas, então fite os olhos deles, aquele que baixar a vista é oladrão. É tiroe queda".

No domingo depois da missa, depois que o padre mais moço chegou, o mais velho perguntou: E aí, descobriu quem era o ladrão?". Ele respondeu rindo:"Não, nem cheguei ao sétimo, quando pronunciei o sexto, não cobiçarás a mulher do próximo, descobri o local onde esqueci a bicicleta".

Mais não foi pergutado, mas cairam ambos na gargalhada. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/12/2015
Código do texto: T5466833
Classificação de conteúdo: seguro