Por quê tudo isso?

E a guerra fria entre a América rica e a Rússia voltou? Que absurdo! A Coréia do Norte queria dólares, pipocou seu artifício nuclear e ganhou meio bilhão do Tio Sam. Agora, Putin vem em contra – ofensiva, querendo inibir a construção do que está prontinho para ser usado, o escudo americano antimísseis, alegando sabe-se lá o quê!

Antimísseis, guerra fria, blá, blá, blá, volta tudo! O Leão ruge na Ásia, o Urso, no frio do Norte e, cá entre nós, o “Papagaio do Congresso Americano,” segundo Hugo Chávez, continua lavando-se de seu último escândalo anunciado. As famílias parecem estar em evidência. Bem que isso deveria ser diferente. A família, essa instituição sagrada, deveria estar sendo poupada desses despautérios da vida política moderna.

Entre falas e Congressos, devia-se mesmo era não se eleger o joio para habitar os trigais maduros da nossa política. É por isso que continuo a crer que nós, a sociedade, principalmente a eleitora, é quem carrega o fardo dessa culpa. Cada povo, bem que se diz, merece o governo que tem, porque é esse mesmo povo que o elege. E no submundo de nossas próprias escolhas é que nos permitimos errar deslavadamente e atulhar em nossas ações maléficas os doentes que elegemos – doentes? Nada!Espertos mesmo !

A política é uma salada de frutas, só que, ultimamente, tem-se posto muita fruta apodrecida para ser cortada. O açúcar posto é pouco e de sabor amargo. A moeda sujou-se no verso e anverso dela. De margem a margem não se sai do mar de lamas. Também pudera : de a a z ninguém escapa. É uma pena que estejamos vivendo esse infernal momento da vida política e social do Brasil.

E a pedra caiu no pé do pastor, e as ovelhas correram de ladeira abaixo, enquanto ele geme e chora. Foi só a Polícia Federal começar a prender os magnatas da política nacional para que esses mesmos começassem a provocar o Congresso Nacional a fim de construir novas leis para disciplinar essa mesma polícia que prende e algema, do rei ao súdito, sem distinção de credo ou raça. Eita que povinho tupiniquim desmiolado esse nosso! Calar? Vamos é gritar!

O Ministro da Justiça Tasso Genro apressou-se em desengavetar um velho e mofado projeto de lei que disciplina os grampos telefônicos legais. O calo está doendo, e o sapato continua novinho em folha. Merece ser bombardeada é a sapataria toda. Que sempre há abusos, todo mundo sabe, mas que é necessário agir-se com firmeza diante dessas quadrilhas, disso não se tem dúvidas.

Da falta de decoro parlamentar às algemas postas nos punhos de bandidos famosos pela Polícia Federal, há um caminho longo de escutas espertas. Se querem disciplinar isso a meu ver, a esse gesto, chamo-o de acovardamento. Afinal , vencida a guerra, seus prisioneiros não se sentam à mesa para o banquete da vitória com os vencedores, mas saboreiam o pão e a água dos presídios . São esse o caminho e o gesto mais justos.

Daqui a pouco vão fazer uma lei disciplinando o uso das algemas apenas nos cadáveres que, em vida, foram considerados bandidos perigosos , isto é, se as famílias não resolverem cremá-los antes. Eita paisinho complicado este nosso! Já imaginaram vocês se os geólogos resolvessem clonar o Brasil? Nada há parecido com ele em qualquer outro lugar do planeta. Frei Galvão, rogai por nós!