A POLARIZAÇÃO DIFICULTA O EXERCÍCIO PLENO DA DEMOGRACIA.

O nosso país, em decorrência de vários fatores, a grande maioria teve poucas oportunidades de escolher o mandatário máximo que recebe via-voto popular a difícil missão de dirigir os destinos da Nação Brasileira.

Nestes últimos sessenta anos ocorreram tão somente oito eleições Presidenciais; - teremos a nona nesta nova eleição. - nos com 68 anos votamos unicamente cinco vezes; - na eleição em que foi escolhido Jânio Quadros, estávamos servindo o Exército. - acreditamos que os que tiverem um pouco mais ou pouco menos desta idade é o mesmo quadro...

Nosso Sistema Republicano, que no dia 15 de novembro completará 121 anos de sua implantação, foi marcado por várias crises institucionais neste longo período. Hoje, temos a impressão que finalmente a Democracia está numa faze de estabilidade do Sistema, cuja escolha popular do voto é totalmente respeitada...

Este novo calendário eleitoral tem um fato inusitado, - para nos. - pela primeira vez uma mulher tem ampla possibilidade de ser a primeira mandatária do país; acontecimento comum que tem ocorrido em várias Nações.

Esperamos que haja maturidade política, ao invés de comentários repetitivos e comparativos dos oito anos de cada Governo, que se apresentem também planos de governabilidade, e que possam vir de encontro a soluções de inúmeros problemas que afetam grande parte da população brasileira.

Incrementar mais a construção civil para cobrir o déficit habitacional; tornando mais acessível à aquisição da moradia própria; problema que afeta milhares de brasileiros...

Valorização do ensino em todos os níveis; educando e educadores; há exemplos concretos que os países que priorizaram a Educação; constroem menos prisões e diminuem sensivelmente a “própria violência”...

Priorizar o transporte público; aprimorando-os com novas alternativas; para que se diminua o fluxo de carros nas cidades de médio e grande porte; as maiorias chegaram a um limite de saturação; pois as mesmas ruas não comportam os fluxos crescentes de novos veículos...

Voltar a investir maciçamente no transporte ferroviário; opção abandonada há décadas. - ele onera bem menos os recursos do Estado em sua conservação; em se comparando a abertura de novas rodovias e suas conservações...

Dar aos aposentados salários dignos, de acordo com os valores de suas contribuições; prosseguir na política da valorização dos que ganham Salário Mínimo; - rendimentos acima da inflação. - que se constitui numa louvável distribuição de renda, tornando o país mais justo e solidário...

Continuar investindo em políticas públicas no Sistema Único de Saúde; visto que a grande maioria da população não depõe de recursos para pagarem planos privados...

Encontrar meios jurídicos que coíbam os abusivos aumentos dos setores de telecomunicações, que após serem privatizados se tornaram as tarifas mais caras do mundo...

Rever os contratos de privatizações de rodovias, que estão cobrando pedágios com 1000% de diferença, em comparações a outras rodovias dadas recentemente a iniciativa privada; - nosso Estado, por exemplo, se paga R$12,70 centavos, para se ir ao litoral do Paraná; num percurso semelhante para se ir ao literal de Santa Catarina custa apenas R$ l,20 centavos . - seriam os paranaenses mais “ricos”, ou simplesmente os mais explorados?

Quais as razões que nossas instituições financeiras continuam pondo em prática juros extremamente altos em se comparando aos rendimentos da Poupança e a própria taxa Selic instituída pelo Banco Central? (10,25 % ao ano.)

Há, portanto desafios que exigirão trabalhos constantes para o Brasil superem suas dificuldades e limitações; que ao invés das polarizações, que apareçam as propostas concretas e objetivas para que o país vença os seus entraves que a muito dificultam o seu integral desenvolvimento...

De nossa parte, na condição de brasileiro anônimo, rogamos ao Supremo Criador que dê aos nossos dirigentes o discernimento, a coragem, a renúncia pessoal de pensarem mais no coletivo deixando o individual para segundo plano; que os interesses públicos estejam acima dos próprios interesses políticos; passamos nós, bem como o mando do poder; mas todos têm a obrigação de deixar o Brasil mais justo e solidário; acima dos próprios interesses pessoais...

Reflexões do Cotidiano – Saul - Curitiba, 9 de junho de 2010 http://mensagensdiversificadas.zip.net Hoje é 28 de novembro de 2015...

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 28/11/2015
Reeditado em 29/11/2015
Código do texto: T5463816
Classificação de conteúdo: seguro