Reli o livro de Chesterton , G. K . 1874 - 1936. Esse que li e reli é uma edição comemorativa de centenário 1908 – 2008. Nunca tinha lido um livro que me fizesse ver algo, como a religião, com tanta clareza, com tanta afinidade com a realidade e com a contemporaneidade.
Ele, Chesterton foi desafiado a falar de sua crença ou descrença : agnosticismo. Mas ao estudar-se a si mesmo, ele foi levado ao cristianismo e adotou-o como fé, como lógica de vida. Sua conversão ao cristianismo mais especificamente ao catolicismo aconteceu em 1922.
Conta suas experiências e anota as curiosidades do viajante que num erro pensa ter chegado à Inglaterra; pensa nos achados de Robson Crusoé – fantástico momento, pelo menos para mim.
Chesterton, sobe e desce montanhas, navega e dá fortes contornos à inteligência para chegar à conclusão que apesar de tudo  havia nele um ser católico e chega á conclusão que a Ortodoxia mais clara é que o cristianismo não pode deixar de ser a religião verdadeira.
O cristianismo se adapta à realidade e à contemporaneidade com todos os pingos e is. E com pouco mais de um século ainda é como já disse, surpreendentemente atual.
Não é uma leitura fácil, mas e uma leitura empolgante. A mim deixou marcas incríveis. Ele é irônico ao mostrar em que somos capazes de acreditar e ao mesmo tempo nos abre as portas de uma nova crença mais real e necessária. Avança pela mente das pessoas, de suas necessidades e explora, ali, a verdade das verdades antigas, que tanto teimamos em esquecer. Revela a pureza dos conto de fadas, os paradoxos do cristianismo...
Como li pela internet, sei que tem 174 páginas de plena literatura, de literatura de muita grandeza , de muita beleza, de muita verdade... Adorei a leitura e quem quiser se deliciar esteja a vontade com G.K. Chesterton, em Ortodoxia. Ele tem muitos mais para empolgar mais ainda.
Dados de capa do livro:
G. K. Chesterton

Traduzido por Almiro Pisetta
Editora Mundo Cristão São Paulo
Copyright © 2007 por Editora Mundo Cristão

Os textos das referências bíblicas foram extraídos da Nova Versão Internacional (Sociedade Bíblica Brasileira), salvo indicação específica.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610, de 19/02/1998. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste livro, por quaisquer meios (eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravação e outros), sem prévia autorização, por escrito, da editora.Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro> SP, Brasil)
Chesterton, G. K., 1874-1936 Ortodoxia / Gilbert K. Chesterton ; traduzido por Almiro Pisetta. — São Paulo: Mundo Cristão, 2008.
Título original: Orthodoxy ISBN 978-85-7325-505-8
Índice para catálogo sistemático:
1. Apologética: Doutrina cristã
2. Escritos polêmicos: Doutrina cristã
Categoria: Espiritualidade/Inspiração
Publicado no Brasil com todos os direitos reservados pela:
Editora Mundo Cristão
Rua Antônio Carlos Tacconi, 79, São Paulo, SP, Brasil, CEP
04810-020
Telefone: (11) 2127-4147
Home page: www.mundocristao.com.br
MVA
Enviado por MVA em 28/11/2015
Reeditado em 30/11/2015
Código do texto: T5463800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.