Voto

Fala-se muito dos políticos. Diz-se deles cobras e lagartos, principalmente dos que detêm mandatos. Certo? Acho que há controvérsias. Explico: para se eleger o político é votado pelos eleitores. Estes quase sempre votam sem analisar o candidato. Vota-se sem responsabilidade, não raro a pedido de terceirtos ou para atender interesses pessoais. Vota-se até por moda. Vota-se e depois esquece-se do voto. Não raro depois de alguns meses o eleitor não sabe nem o nome dos candidatos que votou para deputado estadual, deputado federal e senador. É como se a responsabilidade pelo voto acabaasse depois do ato de votar. Nãp se examaina e nem se monitora a atuação dos deputados e senadores. Detalhe: ninguém vota na marra, com revólver na nuca ou faca nos peitos. Vota-se livremente.

Hámuita hipocrisia na sociedade. Ela picha os políticos mas é quem lhes dá sustentação. É quem os financia, da-lhes condições de fazer suas campanhas e ainda cabala votos para eles. A sociedade, hermanos, é quem sustenta e mantém a classe política.

Por fim, nada como lembrar que o voto é secreto, ele ajuda de certa forma a esconder o voto vergonha, como dizia o Barão de Itararé: "O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim o eleitor nao sentirá vergonha do seu candidato". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/11/2015
Código do texto: T5463381
Classificação de conteúdo: seguro